Perguntas ao Governo

Encerramento temporário da Delegação Marítima de Esposende

Notícias recentes dão conta de que após um período de encerramento temporário, a Delegação Marítima de Esposende retomará o atendimento ao público uma vez por semana (à terça-feira)

e que os serviços estarão disponíveis das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, nas instalações habituais da delegação.

Esta medida não resolve os problemas de quem necessita dos serviços prestados pela delegação.

Urgência de obras de requalificação do Hospital de V.N. Famalicão

No seguimento do estudo de identificação de necessidade já feito pelo anterior Centro Hospitalar do Médio Ave, que originou um plano de intervenção que prevê obras de requalificação e ampliação bem como a contínua renovação de equipamentos, o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português propôs, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2025, a inclusão da requalificação e ampliação do Hospital São João de Deus, E.P.E. de Vila Nova de Famalicão.

Sobre a construção do navio oceanográfico NRP D. João II

Este novo navio oceanográfico corresponde claramente a um importante salto qualitativo relativamente ao quadro de navios com vocação de investigação oceanográfica existentes à data em Portugal, sejam aqueles que se encontram na dependência orgânica e funcional do IPMA, sejam aqueles outros que se encontram na dependência do Instituto Hidrográfico, instituto militar de investigação oceanográfica organicamente dependente do Ministério da Defesa.

Situação na Escola de Moda do Porto

Respondendo a necessidades permanentes da Escola de Moda do Porto, aqueles docentes continuam, ano após ano, em situação de instabilidade no vínculo, sem que as funções de docência sejam contratualmente reconhecidas (e, por conseguinte, também não lhes é reconhecida a componente não letiva), e com recorrentes atrasos no pagamento de salários.

De igual modo, foi transmitido ao Grupo Parlamentar do PCP que também os estudantes desta instituição estão a ser prejudicados, com recorrentes atrasos no pagamento de bolsas.

alterações na RTP - Rádio e Televisão de Portugal

As informações são omissas quanto ao projeto para a empresa, aos critérios subjacentes ao processo em marcha, o impacto da saída de trabalhadores na capacidade de prestação dos serviços públicos de rádio e de televisão que lhe estão concessionados e, em particular, aos fundamentos e procedimentos legais observados na demissão e na substituição da direção de informação da RTP.

Indemnização dos prejuízos causados pelo Lobo na Serra do Gerês

É evidente, em mais uma das muitas vezes que este problema é levantado, que o questionamento que se faz não significa pôr em causa a proteção do lobo-ibérico – pese a recente decisão da União Europeia de reduzir o nível de proteção da espécie –, a defesa da biodiversidade e a salvaguarda da fauna (e flora) em risco de desaparecimento!

Utilização de território português para a escalada de agressão contra o Irão

O PCP condena a eventual utilização da Base das Lajes pelos EUA para a escalada de agressão ao Irão e alerta contra o envolvimento de Portugal nesta agressão face à política do Governo PSD/CDS de alinhamento e submissão ao imperialismo.

Importa recordar que a Base das Lajes tem funcionado como um autêntico “porta-aviões” a meio do Atlântico para as ações belicistas dos EUA – nomeadamente na Guerra do Golfo (1990), na invasão do Afeganistão (2001) ou na invasão do Iraque (2003).

Empresa 'Anti Okupas' com atividade em Portugal

Na semana passada, a comunicação social portuguesa noticiou que a empresa espanhola “Anti Okupas” se tinha instalado em Portugal e tinha como objeto o despejo coercivo de inquilinos, utilizando ex-polícias e ex-militares no seu quadro para executarem esta tarefa.

A dívida da SIAVILO SGPS à Azul, a que a imprensa se tem referido como "a dívida da TAP à Azul"

Azul" nasceu de um empréstimo obrigacionista realizado no decorrer do processo de privatização da TAP SGPS.

Esse empréstimo serviu para completar a capitalização da TAP sem que David Neeleman colocasse na empresa um cêntimo seu: dois terços vieram da Airbus e está a TAP SA a pagar; o restante terço veio da Azul (90 milhões) e da Parpública (30 milhões) e está para a TAP SGPS pagar. A Azul é controlada por David Neeleman através de golden shares, pois ele apenas detém 5% do capital social.

Situação dos trabalhadores nos bares dos comboios e incumprimento de Acordo de Empresa

Ao longo destes anos, trabalhadores que prestam efetivamente serviço para a CP, e que deviam ter vínculo a esta empresa pública, têm passado de empresa para empresa, em função da alteração de concessionário do serviço.

Acontece que a alteração de empresa não tem sido acompanhada do estipulado legalmente no que diz respeito à transmissão se estabelecimento, mormente quanto ao respeito de direitos dos trabalhadores.