Posições Políticas

O PCP é o Partido que se pode orgulhar de ter um percurso ímpar na vida portuguesa

Permitam-me que vos dirija umas breves palavras, em primeiro lugar para, em nome do Partido Comunista Português, transmitir as mais calorosas e cordiais saudações a todos aos artistas, participantes e aos organizadores deste espectáculo Comemorativo do Centenário do PCP e a todos os presentes neste simbólico espaço cultural da cidade do Porto - o Rivoli Teatro Municipal.

300 militantes e simpatizantes da CDU no Jantar/Comício da CDU na ilha da Madeira

A CDU realizou um jantar-comício com apoiantes no concelho da Ribeira Brava, ilha da Madeira. A iniciativa contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, de Edgar Silva e da primeira candidata pelo círculo da Madeira às eleições legislativas de 30 de Janeiro, Herlanda Amado.

Compromisso do PCP com os direitos das Mulheres

Combater e prevenir as discriminações, desigualdades e violências

Igualdade no trabalho e na vida

No dia em que se assinala o objectivo de eliminação de todas as formas de violência sobre as mulheres, o PCP saúda a valiosa intervenção das organizações de mulheres na sua prevenção e combate, bem como as que assumem forte empenho na exigência de implementação de programas de saída para as mulheres prostituídas de forma a proporcionar-lhes as condições necessárias para que possam libertar-se desta aviltante forma de exploração e violência.

Compromisso do PCP com os direitos das mulheres: Combater e prevenir as discriminações, desigualdades e violências - Igualdade no trabalho e na vida

Para o PCP assinalar o dia para a eliminação da violência sobre as mulheres não é a evocação de efemérides mas sim manifestar o seu apoio à luta das mulheres contra a exploração laboral, as desigualdades, discriminações e violências, ancorado num vasto património de reflexão e proposta, com expressão no Parlamento Europeu e na Assembleia da República em torno das diversas expressões da violência sobre as mulheres no trabalho, na família e na sociedade visando o aprofundamento da legislação, mas igualmente um caminho que concretize a sua erradicação.

Sobre a situação epidémica

Sem dúvida é uma evolução negativa mas que não autoriza o alarmismo. Apesar desta evolução negativa, não há razão de fundo para qualquer sinal de pressão junto das pessoas. Em segundo lugar, nós consideramos que na evolução da situação pesou muito a vacinação. Com incertezas de certo no plano científico mas não há uma alternativa neste momento à vacinação. Neste quadro, procurámos colocar ao governo a necessidades de encontrar respostas que visem o reforço da vacinação e o reforço dos serviços públicos de saúde (que não é um elemento pequeno).

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 21 de Novembro de 2021

A acumulação de problemas do País e de persistentes dificuldades da vida dos trabalhadores e do povo português, consequência de décadas de política de direita e que a epidemia ampliou, coloca a necessidade de uma política alternativa e de soluções para o País.

É isso que está em decisão a 30 de Janeiro. Encarar os problemas e dar-lhes solução ou manter sem resposta o que não pode ser adiado.

É essa determinação de fazer andar o País para a frente que os trabalhadores e o povo encontram na acção do PCP e da CDU.

Comunicado do Comité Central do PCP de 21 de Novembro de 2021

O Comité Central do PCP, reunido a 21 de Novembro de 2021, analisou a situação nacionale as soluções necessárias para o País e apontou medidas para a intervenção do Partido, designadamente nas eleições antecipadas para a Assembleia da República de 30 de Janeiro de 2022.

Ver vídeo
«Há razões para nos sentirmos animados por ver esta força imensa a descer esta avenida»

É uma grande manifestação num dia importante de luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, particularmente a valorização dos salários como uma questão fundamental, como uma emergência nacional, a par de outros direitos que têm sido postos em causa e que os trabalhadores, usando aquela experiência e aquela frase celebre de que "os direitos defendem-se exercendo-se", aqui estão a exercer esse direito para proclamar a exigência nacional da valorização dos salários, regulação dos horários, a valorização da contratação colectiva.

Ver vídeo
PCP saúda a justa luta dos trabalhadores dos correios

Presente na concentração, Bruno Dias manifestou a solidariedade do PCP com a jornada de luta dos trabalhadores dos CTT.