Assembleia da República

Ver vídeo
PCP realiza audição pública sobre a situação dos bombeiros e da protecção civil

O PCP realizou na Assembleia da República uma Audição Pública sobre os Bombeiros e a missão insubstituível que desempenham na protecção civil do nosso país, chamados a combater os incêndios florestais, urbanos e industriais, chamados a acudir os sinistrados, os enfermos e em tantas outras missões que acorrem durante todo o ano.

Ver vídeo

PCP realiza audição pública sobre o direito à habitação

O PCP realizou na Assembleia da República uma Audição Pública sobre o direito à habitação, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre as habitações precárias, habitações degradadas, habitações sem condições de habitabilidade, os elevados custos com a habitação, inexistência de arrendamento a preços comportáveis atendendo ao rendimento das famílias ou a especulação imobiliária.

Ver vídeo

PCP propõe reforço de medidas de acompanhamento da grávida e puérpera no Serviço Nacional de Saúde

Na apresentação do projecto de resolução que propõe o reforço de medidas de acompanhamento da grávida e puérpera no Serviço Nacional de Saúde, Carla Cruz afirmou que "é necessário que o governo contrate os profissionais necessários para a assegurar a saúde sexual e reprodutiva das mulheres grávidas e da puérpera, que melhore as condições de trabalho destes profissionais, que se reforce os meios e condições dos hospitais, entre outras medidas".

Ver vídeo

Declaração de voto sobre a Lei dos baldios

Na declaração de voto oral que o PCP apresentou sobre a Lei dos Baldios, João Ramos afirmou que "A proposta do PCP era diferente da que hoje votámos. Esta legislação não corresponde fielmente à posição do PCP sobre esta matéria. Mas a Lei dos Baldios que hoje aprovámos contou com o empenhamento do PCP e representa um avanço considerável relativamente ao que PSD e CDS tinha feito".

Ver vídeo

PCP propõe regime de regularização de cidadãos estrangeiros indocumentados

Na apresentação do projecto de lei do PCP que propõe a aprovação de um regime de regularização de cidadãos estrangeiros indocumentados, António Filipe afirmou que "estamos preocupados com quem trabalha em Portugal, que cá vivem e que permanecem em situação ilegal. É para dar resposta a esse problema que apresentamos esta proposta".

Ver vídeo
«Quando se apagarem os holofotes mediáticos não permitamos que se volte a cair no esquecimento»

Na sessão evocativa em memória das vítimas, da solidariedade com os seus familiares, e do agradecimento a todos os que, no terreno combatem o flagelo dos incêndios, realizado hoje na Assembleia da República, Jerónimo de Sousa afirmou que "uma catástrofe que impõe, com urgência, uma resposta pronta e eficaz às vítimas mas que impõe igualmente, a breve prazo, o cabal esclarecimento de todas as circunstâncias em que o incêndio se desenvolveu com as consequências que são conhecidas".

Ver vídeo

«É preciso ir muito mais longe na resolução dos problemas do SNS»

No debate sobre política de Saúde, João Ramos afirmou que "os trabalhadores colocaram elevadas expectativas no governo surgido da nova situação política propiciada pelas eleições de 2015. É preciso que o Governo não defraude essas expectativas. O ministro da saúde já tem afirmado que o maior activo do SNS é a satisfação dos seus profissionais. Que essa afirmação tenha consequências".

Ver vídeo
PCP apresenta proposta para modelo de apoio às artes

O PCP apresentou hoje a sua proposta para modelo de apoio às artes, na linha daquilo que tem sido a intervenção nesta matéria ao longo dos anos. Ana Mesquita afirmou na sua declaração que "o PCP vai continuar a intervir no sentido de dar resposta à necessidade de serviço público de cultura e um direito de todos à fruição e à criação cultural"

Ver vídeo

PCP apresenta proposta de criação de gabinetes pedagógicos de integração escolar

Na apresentação do projecto de lei do PCP que propõe a criação de gabinetes pedagógicos de integração escolar, Ana Mesquita afirmou na sua intervenção que "só uma intervenção política integrada que tenha em conta as condições sociais e culturais específicas de uma comunidade pode dar resposta aos diversos problemas concretos que são sentidos".

Ver vídeo

«Enfrentar o poder económico dos grupos monopolistas do sector eléctrico»

O PCP apresentou hoje três projectos com vista a dar resposta a vários problemas no sector da energia e electricidade. Bruno Dias na sua intervenção afirmou que "a situação escandalosa que há anos se verifica no sector da energia em Portugal é fruto das opções políticas de sucessivos governos ao longo dos anos. Não foi por falta de aviso, Senhores Deputados! Nem foi por engano nem por distracção - foi por opção - que o sector energético foi segmentado e entregue aos grupos económicos, numa operação verdadeiramente criminosa para o interesse nacional, que incluiu uma liberalização protegida e superlucros garantidos para o oligopólio das electroprodutoras, com a EDP à cabeça".