PCP

«Alda Nogueira foi uma deputada determinada e incansável na defesa e no cumprimento na vida de todos os dias da Constituição da República»

Queria em nome do PCP sublinhar a iniciativa da Assembleia da República e do seu Presidente, Augusto Santos Silva, nesta homenagem a Maria Alda Nogueira, na passagem do centenário do seu nascimento.

Uma homenagem neste local simbólico, junto ao busto de Maria Alda, esculpido pelas mãos de António Trindade.

A democracia e a liberdade devem muito aos seus construtores.

Sobre a composição da Direcção do Grupo Parlamentar do PCP

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português contará, na XV Legislatura, com uma Direcção composta pela deputada Paula Santos, que assumirá a responsabilidade de líder parlamentar, e pelos deputados Bruno Dias e Alma Rivera como Vice-Presidentes do Grupo.

Alteração na composição do Grupo Parlamentar do PCP

O quadro político, as perspectivas de evolução da situação nacional e a concretização dos objectivos, projecto e papel do PCP ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País, colocam acrescidas exigências ao trabalho de direcção, à intervenção geral do PCP e também ao trabalho do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, que vão ser respondidas por um menor número de deputados.

«Os direitos dos portugueses estão à frente das metas do défice e exigem serviços públicos com trabalhadores valorizados nas suas carreiras, salários e direitos»

Senhor Presidente
Senhoras e senhores Deputados
Senhoras e senhores membros do Governo

O objectivo desta interpelação do PCP era claro e cumpriu-se.

Quisemos dar voz aos utentes que todos os dias sofrem os prejuízos da falta de pessoal nos serviços públicos e aos trabalhadores desses serviços que todos os dias são sobrecarregados com trabalho a mais. Confrontámos o Governo com as medidas que é preciso tomar agora para resolver esse problema.

Há um Orçamento do Estado aprovado com medidas concretas em várias áreas e com soluções para que o problema seja ultrapassado.

On the blackmail and threat of resignation by the government

As the PCP has said and reaffirmed, the path is to go forward and not move backwards.

«Abril pertence ao povo – foi a sua força que o construiu, será a sua força que o consolidará»

Senhor Presidente da República,
Senhor Presidente da Assembleia da República,
Senhor Primeiro-Ministro,
Senhores Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional e demais tribunais superiores,
Capitães de Abril,
Senhoras e senhores Deputados,

Celebramos hoje os 45 anos da Revolução de Abril – momento ímpar da História do nosso país e de profundo significado pelo que derrubou e pelo que construiu.

Saudação pelo 20.º aniversário da atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago

Cumpre-se, em 2018, o 20.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. A sua vasta, notável e singular obra literária, assim reconhecida internacionalmente, ficará como marca impressiva na história da literatura portuguesa. Ao longo da sua carreira, José Saramago recebeu 18 prémios literários.