Saúde

Situação do Serviço Nacional de Saúde – responsabilidades e recomendações da Comissão Europeia

Situação do Serviço Nacional de Saúde – responsabilidades e recomendações da Comissão Europeia

Em visitas recentes a unidades do Serviço Nacional de Saúde, em Portugal, hospitais e centros de saúde, pude testemunhar as dificuldades criadas pela falta de profissionais e de investimento, a vários níveis.

Resolução sobre surto do vírus Zika

O Comité Internacional de Regulamentos de Emergência Sanitária declarou que o surto do vírus Zika constitui uma emergência de preocupação internacional de Saúde Pública. Os especialistas concordam que a relação causal entre a infecção com o vírus Zika durante a gravidez e microcefalia é fortemente suspeita, embora ainda não comprovada cientificamente.

Vacina contra a tuberculose ( BCG )

A vacina contra a tuberculose – BCG – encontra-se desde há vários meses esgotada em Portugal. Esta vacina era, até então, ministrada às crianças nos primeiros dias de vida. Segundo as informações disponíveis, o problema verifica-se igualmente noutros países e está relacionado com constrangimentos associados à produção da vacina que afectam o fabricante dinamarquês.

Apoios à remoção de telhados de amianto(fibrocimento)

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que tipo de apoios – de gestão directa e/ou partilhada – da UE podem ser concedidos a organizações não-governamentais e a instituições sem fins lucrativos que pretendam proceder à remoção de telhados de amianto (fibrocimento) das respectivas instalações e sua substituição. Quais as condições em que esse apoio pode ser concedido?

Efeitos secundários adversos de contraceptivos orais

Em Portugal, notícias recentes sobre efeitos secundários adversos de contraceptivos orais, particularmente no que se refere ao risco de tromboembolismo venoso e arterial, vieram reavivar receios a este respeito.

Uso do diclofenaco para fins veterinários na UE (II)

Em resposta à pergunta escrita E-009337/2014, sobre o uso do diclofenaco para fins veterinários na UE, a Comissão Europeia refere que “apresentou um pedido de parecer científico ao Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário (CMV) da Agência Europeia de Medicamentos sobre o eventual risco para os abutres e outras aves necrófagas na Europa decorrente dos medicamentos veterinários que contenham est

Projecto Genhymape cedência a privados.

Na Região Autónoma da Madeira, foi instalado material necessário para a especialidade de Medicina Nuclear Convencional, num hospital público, mais concretamente no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, com comparticipação em 85% pelo Programa Intervir+, no âmbito do Projecto Genhymape.

Restrições no acesso a medicamentos que podem salvar vidas

Em vários Estados-Membros, como Portugal, têm vindo a surgir problemas graves no que diz respeito à garantia de acesso dos doentes a medicamentos para combate a doenças como a Hepatite C e o Cancro. Alguns doentes chegam a morrer sem que lhes seja facultado o acesso a medicamentos que lhes poderiam salvar a vida – numa chocante violação dos direitos humanos (artigo 25° da respectiva Declaração).

Famílias portuguesas gastam cada vez mais dinheiro do seu bolso com a saúde

Segundo o relatório Health at a Glance - Europe 2014, as famílias portuguesas gastam cada vez mais dinheiro do seu bolso com a saúde. A despesa global com cuidados médicos diminuiu em Portugal de tal forma que a percentagem que representa no PIB baixou para 9,5% em 2012, recuando para níveis inferiores aos de 2005.

Combate à infecção VIH/Sida Portugal

Os objetivos até 2015 da Comunicação da Comissão em 2009, "o combate ao VIH/SIDA na UE e países vizinhos" são identificadas as condições para ajudar a reduzir o número de novas infeções e melhorar a qualidade de vida para pessoas com VIH/SIDA, não só não foram cumpridos, mas antes pelo contrário o que se verifica é que não houve diminuição no diagnóstico de novos casos na última década, mantendo-s