PCP saúda a eleição Francisco Guterres “Lu-Olo”

O Secretário-Geral do PCP endereçou uma saudação a Francisco Guterres “Lu-Olo” pela sua eleição como Presidente da República Democrática de Timor-Leste.

Jerónimo de Sousa saúda Francisco Guterres “Lu-Olo”

Ao camarada Francisco Guterres “Lu-Olo”
Presidente da FRETILIN

Querido camarada,

É com grande satisfação que, por motivo da sua eleição como Presidente da República Democrática de Timor-Leste, lhe transmito as felicitações e as calorosas saudações do Partido Comunista Português.

A sua eleição constitui mais uma valiosa expressão do papel que a FRETILIN desempenhou na longa e heróica luta libertadora do povo timorense e que hoje desempenha na construção soberana e democrática de Timor-Leste.

Jerónimo de Sousa recebe Dilma Rousseff

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do Partido Comunista Português, recebeu Dilma Rousseff no quadro da sua deslocação a Portugal.

Denunciamos as tentativas de banir o Partido Comunista da Ucrânia

Os Partidos signatários denunciam, mais uma vez e nos mais fortes termos possíveis, as tentativas de banir o Partido Comunista da Ucrânia face ao relevante julgamento que terá lugar amanhã (8.2.2017) em Kiev. Esta paródia de julgamento tem por objectivo aniquilar o Partido Comunista da Ucrânia através de um processo contrário aos princípios da Lei International, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de outros princípios e convenções internacionais.

PCP condena repressão e perseguições em Israel e expansão de colonatos na Palestina

O Partido Comunista Português condena a continuada acção do Governo israelita, de natureza xenófoba e segregacionista, contra os cidadãos palestinianos de Israel e em particular as violentas acções contra a população de Umm Al-Hiran – aldeia do deserto de Al Naqab – e expressa a solidariedade dos comunistas portugueses à luta que estes travam em defesa dos seus direitos.

Sobre o referendo realizado em Itália

A vitória do NÃO no referendo à alteração constitucional proposta pelo Governo italiano constituiu uma derrota para os que visavam atacar a Constituição italiana, adoptada na sequência da derrota do fascismo na Segunda Guerra Mundial, e o seu carácter democrático.

A manobra anti-democrática dirigida para a centralização do poder político e a perversão do sistema eleitoral por via da revisão à Constituição foi assim rejeitada.

PCP presente nas honras fúnebres de Fidel Castro em Havana

O Partido Comunista Português estará presente nas honras fúnebres do Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz que terão lugar em Havana, Cuba, fazendo-se representar nestas cerimónias por Albano Nunes, membro do Secretariado do Comité Central.

Sobre o falecimento de Fidel Castro

Perante o falecimento do camarada Fidel Castro, o Comité Central do Partido Comunista Português expressa os seus sentimentos de profundo pesar e transmite ao Comité Central do Partido Comunista de Cuba e por seu intermédio a todos os comunistas, ao povo de Cuba, ao camarada Raúl Castro e restante família de Fidel os sentidos pêsames e a solidariedade dos comunistas portugueses.

Jerónimo de Sousa felicita  FSLN e Daniel Ortega

Jerónimo de Sousa felicita FSLN e Daniel Ortega

O Secretário-geral do PCP enviou uma mensagem de felicitações pela reeleição de Daniel Ortega como Presidente da República da Nicarágua nas eleições realizadas a 6 de Novembro.

Sobre as Eleições nos Estados Unidos da América

As eleições para a Presidência, assim como para o Senado e a Câmara de Representantes, realizadas nos Estados Unidos da América expressaram profundos problemas, contradições e desigualdades que percorrem a sociedade daquele País, que são expressão do aprofundamento da crise estrutural do capitalismo que afecta particularmente a maior potência imperialista do Mundo.