Internacional

Solidariedade com os presos políticos sarauís em prisões marroquinas

Solidariedade com os presos políticos sarauís em prisões marroquinas

O PCP expressa o seu mais veemente repúdio pela condenação a elevadas penas de prisão dos activistas sarauís, conhecidos como o grupo de Gdeim Izik, pelas autoridades marroquinas. Segundo foi divulgado, 8 dos activistas foram sentenciados a prisão perpétua, 15 sentenciados a um total de 289 anos de prisão, sendo que um aguarda ainda a sentença.

PCP no 22.º Congresso do Partido Comunista Colombiano

PCP no 22.º Congresso do Partido Comunista Colombiano

O 22.º Congresso do Partido Comunista Colombiano realizou-se de 13 a 16 de Julho em Bogotá.

Solidariedade com a Venezuela bolivariana

Solidariedade com a Venezuela bolivariana

O PCP reafirma a solidariedade com a Venezuela bolivariana e a luta dos trabalhadores e o povo venezuelanos em defesa dos seus direitos e soberania perante a campanha desestabilizadora e golpista orquestrada pelo imperialismo norte-americano em conluio com a grande burguesia e reacção internas, com vista à destruição dos avanços e conquistas democráticas, progressistas e soberanas alcançadas com a Revolução bolivariana.

Sobre a condenação do ex-presidente Lula da Silva por Sérgio Moro

Sobre a condenação do ex-presidente Lula da Silva por Sérgio Moro

A indigna condenação em primeira instância do ex-presidente Lula da Silva pelo Juiz Sérgio Moro consubstancia um processo eminentemente político, parte integrante e indissociável do golpe de Estado institucional que determinou a destituição da Presidente Dilma Rousseff no ano passado e que continua em curso no Brasil.

PCP solidário com a Revolução bolivariana

PCP solidário com a Revolução bolivariana

Uma delegação do PCP esteve presente na cerimónia de comemoração dos 206 anos da Assinatura da Acta da Independência da Venezuela, promovida pela Embaixada da República Bolivariana da Venezuela em Portugal, dia 5 de Julho, frente à estátua de Simon Bolivar, em Lisboa.

PCP condena prisão de deputada palestiniana e de outros activistas  da FPLP pelo exército israelita

PCP condena prisão de deputada palestiniana e de outros activistas da FPLP pelo exército israelita

O PCP condena veementemente a detenção pelo exército israelita de Khaleda Jarrar, deputada do Conselho Legislativo Palestiniano, de Khitam Saafin, de Ihab Massoud e de outros activistas da Frente Popular de Libertação da Palestina, no passado dia 2 de Julho, nos territórios palestinianos ocupados da Margem Ocidental.

Recorde-se que Khaleda Jarrar havia sido anteriormente detida pelo exército israelita em Abril de 2015, tendo saído da prisão em Junho de 2016, na sequência de uma ampla campanha de solidariedade internacional pela sua libertação.

PCP no XV Congresso do PCV

PCP no XV Congresso do PCV

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) realizou o seu XV Congresso de 22 a 25 de Junho, em Caracas, na República Bolivariana da Venezuela, que contou com a presença de uma delegação do PCP.

Sobre os resultados da segunda volta das eleições em França

Sobre os resultados da segunda volta das eleições em França

A segunda volta das eleições legislativas em França fica marcada por um nível de abstenção histórico, de cerca de 57%, uma percentagem que, somada a votos brancos e nulos, se eleva a cerca de 61%, um elemento que, somado a um profundo descontentamento face às repetidas e falsas promessas de mudança em França e na União Europeia pelos partidos que se têm revesado no governo, traduz um profundo descrédito num sistema eleitoral anti-democrático que distorce gravemente a expressão da vontade popular.

Delegação do PCP em Cuba

Delegação do PCP em Cuba

Uma delegação do PCP dirigida pelo seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e integrada por Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional, visitou a República de Cuba, de 11 a 15 de Junho.

O PCP no Congresso do Die Linke

O PCP no Congresso do Die Linke

Nos passados dias 9, 10 e 11 de Junho realizou-se em Hannover o Congresso do Die Linke. O PCP fez-se representar por Paulo Costa, membro do Secretariado de Apoio aos deputados do PCP no Parlamento Europeu.