Posições Políticas

Sobre a remodelação do Governo hoje anunciada

A remodelação do Governo hoje anunciada – na sequência da demissão do ministro de Defesa mas envolvendo, para lá da substituição deste, os Ministros da Cultura, da Saúde e da Economia – é da estrita decisão do primeiro-ministro.

Para o PCP, para lá do papel que a partir da perspectiva pessoal de cada ministro e de como ela se traduz nas respectivas pastas ministeriais, o que é determinante é a política do Governo.

Ver vídeo
PCP solidário com a luta dos enfermeiros

O PCP este hoje presente junto de um piquete de greve dos enfermeiros, transmitindo-lhes, através das suas organizações representativas a solidariedade do PCP para com a luta e as suas justas reivindicações.

PCP promove Jornada de trabalho nas áreas afectadas pelos incêndios de Outubro de 2017

O PCP promove uma jornada de trabalho nas áreas afectadas pelos incêndios de Outubro de 2017, nos próximos dias 13, 14, 15 e 16, nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu.

Ver vídeo
Solidariedade com justa luta dos Professores

Uma delegação do PCP, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, esteve presente na Manifestação Nacional de Professores.

Realizada no Dia Mundial de Professor, a manifestação correspondeu a um sentimento profundo dos professores que viram o Governo, terminar unilateralmente as negociações com vista ao cumprimento integral do que a Lei estabelece sobre o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira, é ilegítima e injusta.

Recuperação do tempo de serviço dos Professores: decisão do governo é ilegítima e injusta

A intenção do Governo de, com a publicação de um Decreto de Lei, terminar unilateralmente as negociações com vista ao cumprimento integral do que a Lei estabelece sobre o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira, é ilegítima e injusta.

A contagem do tempo de serviço para efeitos de progressão teve consagração em Lei por via do Orçamento do Estado de 2018.

Esclarecimento do PCP acerca das notícias sobre o aumento de salários dos trabalhadores da Administração Pública

O aumento de salários dos trabalhadores da Administração Pública tem sido uma reivindicação dos trabalhadores e uma exigência do PCP.

O PCP tem-se batido pelo aumento dos salários afirmando que os quatro anos da actual legislatura não se deviam somar aos anteriores cinco de congelamento a que estiveram sujeitos, o que seria socialmente injusto e politicamente inaceitável.

Os trabalhadores e os seus sindicatos e o PCP persistiram na luta pela sua concretização, e o Governo, que sempre tinha recusado essa possibilidade, admite agora abertura para um aumento dos salários em 2019.

Ver vídeo
«É na concretização da política alternativa, patriótica e de esquerda que está a chave para um futuro de progresso e desenvolvimento do País»

Portugal precisa de uma política alternativa, patriótica e de esquerda para ultrapassar os graves problemas estruturais que persistem e assegurar o desenvolvimento, o crescimento económico e o progresso social.