Internacional

Denunciamos as tentativas de banir o Partido Comunista da Ucrânia

Os Partidos signatários denunciam, mais uma vez e nos mais fortes termos possíveis, as tentativas de banir o Partido Comunista da Ucrânia face ao relevante julgamento que terá lugar amanhã (8.2.2017) em Kiev. Esta paródia de julgamento tem por objectivo aniquilar o Partido Comunista da Ucrânia através de um processo contrário aos princípios da Lei International, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de outros princípios e convenções internacionais.

PCP condena repressão e perseguições em Israel e expansão de colonatos na Palestina

PCP condena repressão e perseguições em Israel e expansão de colonatos na Palestina

O Partido Comunista Português condena a continuada acção do Governo israelita, de natureza xenófoba e segregacionista, contra os cidadãos palestinianos de Israel e em particular as violentas acções contra a população de Umm Al-Hiran – aldeia do deserto de Al Naqab – e expressa a solidariedade dos comunistas portugueses à luta que estes travam em defesa dos seus direitos.

Sobre o referendo realizado em Itália

Sobre o referendo realizado em Itália

A vitória do NÃO no referendo à alteração constitucional proposta pelo Governo italiano constituiu uma derrota para os que visavam atacar a Constituição italiana, adoptada na sequência da derrota do fascismo na Segunda Guerra Mundial, e o seu carácter democrático.

A manobra anti-democrática dirigida para a centralização do poder político e a perversão do sistema eleitoral por via da revisão à Constituição foi assim rejeitada.

PCP presente nas honras fúnebres de Fidel Castro em Havana

O Partido Comunista Português estará presente nas honras fúnebres do Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz que terão lugar em Havana, Cuba, fazendo-se representar nestas cerimónias por Albano Nunes, membro do Secretariado do Comité Central.

Ver vídeo
Sobre o falecimento de Fidel Castro

Sobre o falecimento de Fidel Castro

Perante o falecimento do camarada Fidel Castro, o Comité Central do Partido Comunista Português expressa os seus sentimentos de profundo pesar e transmite ao Comité Central do Partido Comunista de Cuba e por seu intermédio a todos os comunistas, ao povo de Cuba, ao camarada Raúl Castro e restante família de Fidel os sentidos pêsames e a solidariedade dos comunistas portugueses.

Jerónimo de Sousa felicita  FSLN e Daniel Ortega

Jerónimo de Sousa felicita FSLN e Daniel Ortega

O Secretário-geral do PCP enviou uma mensagem de felicitações pela reeleição de Daniel Ortega como Presidente da República da Nicarágua nas eleições realizadas a 6 de Novembro.

Sobre as Eleições nos Estados Unidos da América

Sobre as Eleições nos Estados Unidos da América

As eleições para a Presidência, assim como para o Senado e a Câmara de Representantes, realizadas nos Estados Unidos da América expressaram profundos problemas, contradições e desigualdades que percorrem a sociedade daquele País, que são expressão do aprofundamento da crise estrutural do capitalismo que afecta particularmente a maior potência imperialista do Mundo.

Contribuição do PCP no 18º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Contribuição do PCP no 18º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Contribuição do Partido Comunista Português no 18º Encontro Internacional de Partidos Comunista e Operários - 28 a 30 de Outubro de 2016, Hanói, República Socialista do Vietname

Sobre o acordo de livre comércio entre a UE e o Canadá (CETA)

Sobre o acordo de livre comércio entre a UE e o Canadá (CETA)

O PCP valoriza a posição do governo e do parlamento regionais da Valónia, Bélgica, de rejeição do «Acordo económico e de comércio global» (CETA), posição que – no quadro da Constituição belga -, impossibilita a sua assinatura pelo governo federal belga, bloqueando assim o processo que visa a assinatura deste acordo de livre comércio e serviços entre a União Europeia e o Canadá.

«Acompanha-nos a razão e a força»

«Acompanha-nos a razão e a força»

Em visita oficial a diversos países que incluiu uma passagem por Portugal, o ministro do Comércio Exterior e Investimento Internacional da República Bolivariana da Venezuela falou com o Avante! sobre a situação política e económica naquele país, sublinhando a dura batalha que o povo e a direcção revolucionária estão a travar para manter o caminho do progresso social, independência e soberania nacionais.