PCP

Conteúdo sindicado
Apesar de limitadas as medidas tomadas estão para lá do que os grandes interesses admitiam

Intervenção de , Secretário-Geral, Abrantes, X Assembleia da Organização Regional de Santarém

Apesar de limitadas as medidas tomadas estão para lá do que os grandes interesses admitiam

As mais fraternais saudações!

Realizamos a nossa X Assembleia, uma boa Assembleia, num momento de recrudescimento de grandes pressões, chantagem e ameaças vindas do exterior, nomeadamente vindas de Bruxelas e Berlim, sobre o País e as opções tomadas pelas suas legítimas instituições democráticas, e por uma visível retoma da ofensiva revanchista, vinda dos partidos derrotados em 4 de Outubro que querem o regresso ao passado de políticas de exploração e empobrecimento!

Ouvir Áudio
Santarém e o país precisam de um PCP mais forte

Intervenção de , membro da Comissão Política do Comité Central, Abrantes, X Assembleia da Organização Regional de Santarém

Santarém e o país precisam de um PCP mais forte

Camaradas e amigos, caros convidados, muito bom dia.

Estamos aqui reunidos na nossa Xª Assembleia que é o culminar de um amplo processo de discussão em todas as organizações do Partido onde, em paralelo com o debate no quadro da primeira fase da preparação do 20º Congresso, se procurou envolver no debate e na proposta, todos os militantes, descentralizando as reuniões, plenários e Assembleias das organizações.

Do debate realizado, há alguns aspectos que importa reter:

Catarina Eufémia - orgulho do glorioso proletariado rural alentejano, de todos os trabalhadores portugueses e do seu Partido

Intervenção de , Secretário-Geral, Baleizão, Beja, Romagem a Catarina Eufémia

Catarina Eufémia - orgulho do glorioso proletariado rural alentejano, de todos os trabalhadores portugueses e do seu Partido

Camaradas e Amigos:

Uma vez mais aqui estamos a prestar homenagem a Catarina Eufémia - orgulho do glorioso proletariado rural alentejano, orgulho de todos os trabalhadores portugueses, orgulho do seu Partido – o PCP.

Aqui estamos prestando uma sempre sentida homenagem ao seu exemplo de luta, combatividade, abnegada coragem e dignidade que permanece como uma referência para os combates do presente e do futuro – os combates pela transformação social, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, contra a exploração e a opressão, pela sociedade nova.

PCP rejeita manipulação e distorção a propósito das contas de 2011

PCP rejeita manipulação e distorção a propósito das contas de 2011

Face a notícias que, a propósito das contas do PCP referentes a 2011, procuram lançar a suspeição sobre o Partido, importa esclarecer que:

- Mais uma vez as alegadas irrregularidades imputadas ao PCP resultam de interpretações abusivas e exigências arbitrárias;

- As contas apresentadas não só cumprem com as disposições legais em vigor como reflectem integralmente a actividade financeira do PCP;

Quinta do Cabo já pertence à Festa

Declaração de , Secretário-Geral, Seixal, Visita à Quinta do Cabo

Quinta do Cabo já pertence à Festa

"A Campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço mais Festa. Futuro com Abril» constituiu um grande êxito. Após ano e meio de esforço, empenhamento e criatividade do colectivo partidário alcançamos e ultrapassámos o objectivo e recolhemos mais de um milhão e duzentos mil euros" afirmou o Secretário-Geral na visita realizada à Quinta do Cabo.

Quinta do Cabo já pertence à Festa - Um grande êxito. Uma afirmação de confiança no futuro.

Quinta do Cabo já pertence à Festa - Um grande êxito. Uma afirmação de confiança no futuro.

A Campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço mais Festa. Futuro com Abril» iniciada em Outubro de 2014 com o objectivo de fazer face aos encargos decorrentes da aquisição da Quinta do Cabo para o alargamento e valorização da Festa do Avante! e oferecer melhores condições aos seus visitantes, constituiu um importante êxito político, um testemunho da determinação, iniciativa e criatividade das organizações e dos militantes, uma prova de reconhecido apoio e identificação de muitos outros democratas e amigos da Festa com o que ela representa de inigualável realização cultural e política.

Intervenção de , Secretário-Geral, Avis, 15º Encontro Regional de Quadros do Alentejo do PCP

"É imperioso quebrar o ciclo de submissão e subordinação do País à União Europeia"

No 15º Encontro Regional de Quadros do Alentejo do PCP Jerónimo de Sousa afirmou que "é imperioso quebrar o ciclo de submissão e subordinação do País à União Europeia, ao directório das grandes potências e ao Euro com o seu rol de imposições e os seus instrumentos de dominação, como são o Tratado Orçamental, o Pacto de Estabilidade, a Governação Económica que têm conduzido o País à situação de desastrosa debilidade e atraso. Tal como exige a indispensável libertação de Portugal do poder dos grupos monopolistas e dos senhores da terra na zona do latifúndio, a retoma do controlo público dos sectores estratégicos, nomeadamente da banca, transformando-os em alavancas para o desenvolvimento do País. Afirmar um Portugal livre e soberano, um País que comanda o seu destino, um povo que constrói o seu próprio futuro é um combate que cada vez mais se impõe travar com coragem e determinação".

Intervenção de , membro da Comissão Política do Comité Central, Avis, 15º Encontro Regional de Quadros do Alentejo do PCP

"Lutemos pois por um Alentejo com futuro, por uma sociedade mais justa e mais fraterna"

A Direcção Regional do Alentejo do Partido, quando decidiu convocar este nosso 15º Encontro de Quadros, fez a opção de centrar o debate e a reflexão em torno do reforço do Partido, da sua organização e intervenção.

Fazemo-lo conscientes que o Partido, existe para servir os trabalhadores e o povo, para lutar pela melhoria das condições de vida e de trabalho daqueles que aqui vivem e trabalham, existe para lutar pela política patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pela construção de uma sociedade liberta da exploração do homem pelo homem – o socialismo e o comunismo.

Faleceu Teodósia Vagarinho Gregório

Faleceu Teodósia Vagarinho Gregório

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Teodósia Vagarinho Gregório e transmitir à família as suas sentidas condolências.

Teodósia Vagarinho Gregório foi uma dedicada e corajosa militante comunista que desde muito jovem se entregou à luta em defesa dos trabalhadores e do povo português, contra a ditadura fascista, pela liberdade, o socialismo e o comunismo.

Intervenção de , Secretário-Geral, Porto, Reunião Regional de Quadros sobre o XX Congresso

"A reflexão e discussão do Congresso têm de ser ligadas à vida, à nossa acção e luta"

O Comité Central, para além da data e do local da realização do Congresso, da definição do lema «Com os trabalhadores e o povo - democracia e socialismo», definiu o andamento da sua preparação designadamente quanto à metodologia, ao faseamento e aos objectivos, sublinhando na sua resolução a necessidade de criar condições para uma maior e mais ampla participação do colectivo partidário. A reflexão e discussão do Congresso têm de ser ligadas à vida, à nossa acção e luta quotidianas e à realidade em que nos movemos que não deve ficar só pela interpretação e análise, mas para a sua transformação.