Educação e Ciência

Relatório sobre o ponto de situação da implementação do processo de Bolonha

O chamado «processo de Bolonha» é hoje um tema central, seja qual for a abordagem que se faça sobre a situação nos sistemas de Ensino Superiores nos vários Estados-membros, não apenas pelas consequências que já hoje tem na vida das Universidades e Politécnicos, mas sobretudo pelo que representa na prossecução do objectivo federalista por parte das potências europeias.

Livro digital

O Tribunal de Justiça da União Europeia acaba de entregar seu veredicto contra a França e Luxemburgo condenando estes países a aplicar uma taxa diferente do IVA para os livros de papel e livros digitais. De acordo com a União Europeia, as duas categorias de produtos não devem ser tributados da mesma forma.

Jornadas Temáticas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu «Investigação, Inovação e criação de empregos na Economia do Mar»

Realizam-se dias 30 e 31 de Janeiro as Jornadas Temáticas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu dedicadas ao tema “Investigação, Inovação e criação de empregos na Economia do Mar”.

Precariedade entre os jovens trabalhadores científicos e financiamentos da UE

A precariedade existente entre os trabalhadores científicos tem vindo a aumentar nos últimos anos em Portugal. São muitos os investigadores e outros trabalhadores científicos, incluindo doutorados, que permanecem anos e anos na qualidade de bolseiros, sem contratos de trabalho e sem os direitos elementares que lhes estão inerentes.

Financiamento da investigação em ecologia, ciências florestais e ciências agrárias

A escala temporal da investigação em ecologia, nas ciências florestais ou nas ciências agrárias é distinta da de outras áreas científicas.

As ciências Agrárias no Programa-Quadro de Investigação(Horizonte2020)

As ciências agrárias são marcadas por uma grande especificidade ambiental, local, regional e nacional. Em face dessa especificidade, muitos dos problemas relativos à produção agrícola colocam-se e devem ser abordados não a uma escala global ou mesmo europeia mas sim a uma escala mais local ou regional.

Precariedade entre os jovens trabalhadores científicos e financiamentos da UE

Financiamento da investigação e desenvolvimento

Portugal, desde da intervenção da Troika, diminuiu drasticamente o financiamento das instituições de ensino superior em geral e das unidades de investigação e laboratórios associados em particular.

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (A7-0403/2012)

A Estratégia Europa 2020, com o peso dos objetivos e medidas que têm conduzido à flexibilidade das relações laborais, aumentando e facilitando despedimentos, entre outros fracassos políticos para os quais a sua agenda tem concentrado energias, atribui um papel de relevo ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia por considerar que este é um contributo positivo para o seu lema emblemático: cresc

Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia ( A7-0422/2012 )

Este Programa Estratégico de Inovação (PEI) define as prioridades e o funcionamento do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) para 2014-2020.