Assuntos e Sectores Sociais

The European Union between disdain for the problems of the people, the arms race business and the instigation of war

On the conclusions of the European Council meeting of December 18 and 19, 2025

The European Council meeting held on December 18 and 19 was marked by the European Union's complete lack of concern for the economic and social problems affecting the lives of workers and peoples, by its insistence on a policy of confrontation, the arms trade and the prolongation of the war in Ukraine, and by its complicity with Israel's genocidal and colonial policy.

A União Europeia entre o desprezo pelos problemas dos povos, o negócio da escalada armamentista e a apologia da guerra

Sobre as conclusões da reunião do Conselho Europeu de 18 e 19 de Dezembro de 2025

Conselho Europeu - mais submissão aos EUA e desprezo pelos povos

Senhor Presidente, Senhor Comissário Šefčovič, a próxima reunião do Conselho Europeu é anunciada com grandes críticas a Trump, mas com a mesma posição de submissão e subalternização da União Europeia em relação aos Estados Unidos, o mesmo desprezo pelas necessidades dos povos no espaço da UE, a mesma cumplicidade com o genocídio e a ocupação da Palestina.

Activos russos - uma invenção arriscada para financiar o prolongamento da guerra

Senhor Deputado Di Rupo, o senhor falou na solução da mobilização dos ativos russos para prolongar a guerra na Ucrânia. O que a União Europeia está a propor é que se insista no prolongamento da guerra na Ucrânia, gastando, com esse objetivo, um valor superior àquele que já foi gasto até hoje, com o prolongamento da guerra na Ucrânia.

UE/EUA - a arrogância de Trump é proporcional à submissão da UE

Senhor Deputado Berendsen, o senhor mostra-se espantado com a arrogância da administração Trump na sua estratégia de segurança nacional face à União Europeia.

Palestina/Líbano - UE mantém cumplicidade com agressões e ocupação por Israel

Senhor Presidente, Senhora Comissária Šuica, Israel viola o cessar-fogo e continua a assassinar crianças, jornalistas, quem quer que seja que decida assassinar, em Gaza.

Israel decide bombardear o Líbano e mata civis, destrói infraestruturas civis, faz aquilo que entende — violando o direito internacional, desrespeitando completamente a soberania do Líbano e o seu povo.

Habitação - o plano da UE desconsidera o investimento na habitação pública

Senhora Deputada Marie Toussaint, a senhora fez aqui um sublinhado de que este é um plano que parece preocupar-se mais com o setor imobiliário e com as empresas de construção do que com as pessoas que precisam de habitação.

Habitação - é possível responder à crise sem enfrentar a especulação?

Senhora Deputada Scuderi, a senhora referiu a especulação imobiliária, e esse é, de facto, um dos problemas essenciais que está por detrás da crise da habitação.

 

Transportes - outra vez a prioridade à guerra em vez da vida das pessoas

Senhor Presidente, Senhora Comissária Virkkunen, estes programas da mobilidade militar e da preparação para a defesa são reveladores das opções erradas da União Europeia.

Há zonas rurais, em toda a União Europeia, onde não há ligações rodoviárias nem ferroviárias em condições, mas a prioridade da União Europeia é o transporte de blindados militares de 60 toneladas.

A Greve Geral também confronta a UE com as suas políticas

Senhor Presidente, Senhor Comissário, a valorização do trabalho e dos trabalhadores tem de ser um critério e uma referência para o desenvolvimento.

 

Não há país que se possa considerar desenvolvido tendo os seus trabalhadores desvalorizados, desprezados, sem resposta às suas necessidades. No entanto, as políticas dos governos nacionais e a cobertura que a União Europeia dá a essas políticas vão exatamente no sentido contrário.