Trabalhadores

Deputados do PCP no Parlamento Europeu solidários com os trabalhadores do MyAuchan Amadora

Os operadores de supermercado da MyAuchan encontram-se há largos meses em luta pelo respeito pela sua categoria profissional e pelas tarefas inerentes a ela.

Estes trabalhadores estiveram em greve nos dias 18 de Março, 1 de Maio e 28 de Junho. Após esta última greve a empresa informou os trabalhadores que aderiram, primeiro que iriam ser transferidos de loja e, mais tarde, que iriam ver a sua relação laboral suspensa, com vista ao seu despedimento.

Consecutive increase in reference interest rates declared by the ECB and its impacts on workers and families

Following the decision by the European Central Bank (ECB) to increase the reference interest rate to 4%, after eight consecutive increases, anticipating a new increase in July, the PC´s MPs in the European Parliament took the initiative to promote a letter signed by several MPs from different Member States and political groups, addressed to the European Council, the European Commission and the European Central Bank.

-/-

 

Hon. President of the European Council, Charles Michel

Aumento consecutivo das taxas de juro de referência decretado pelo BCE e seus impactos nos trabalhadores e nas famílias

Exmo. Senhor Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel
Exma. Senhora Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen
Exma. Senhora Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde

Assunto: Sobre o aumento consecutivo das taxas de juro de referência decretado pelo BCE e seus impactos nos trabalhadores e nas famílias

«Os trabalhadores, os seus salários e direitos e a melhoria das condições de vida têm de ser colocados no centro das prioridades da acção política»

Gostaria de saudar todos os presentes e valorizar os tão impressivos, como importantes, testemunhos de luta aqui partilhados, que dão ainda mais força à justa e imprescindível luta que travamos.

Dar mais força aos trabalhadores (Introdução)

Camaradas e amigos,

Antes de mais gostaria de dar as boas-vindas a todos e a todas: aos nossos convidados estrangeiros, a todos os oradores no painel e a todos os presentes que aqui estão para participar e acompanhar esta iniciativa dos Deputados do PCP no PE e do Grupo GUE/NGL - A Esquerda no Parlamento Europeu sob o lema “Dar mais força aos trabalhadores”.

Jornadas de trabalho - conhecer para intervir, transformar descontentamento em luta

Caros amigos, Queridos camaradas, Estimados convidados,

Permitam-me saudar os presentes nesta iniciativa, aqui na praça do campo pequeno, e os impressivos testemunhos que já tivemos oportunidade de escutar.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu iniciaram em Setembro do ano passado umas jornadas de trabalho no País que se prolongarão até Outubro deste ano, percorrendo todos os distritos e as regiões autónomas, sob o lema “Contigo todos os dias - A tua voz no Parlamento Europeu”.

«Não há solução para os problemas nacionais sem uma inversão da política de abandono da produção nacional»

Começo por agradecer a vossa presença bem como valorizar o conjunto de intervenções aqui realizadas em torno de uma questão central para o desenvolvimento do País, para o bem estar do povo português, para o futuro de Portugal enquanto nação soberana – a defesa e desenvolvimento da produção nacional.

«There is no solution to national problems without a reversal of the policy of abandoning national production»

I would like to start by thanking you for your presence as well as valuing the set of interventions made here on a central issue for the country's development, for the well-being of the Portuguese people, for the future of Portugal as a sovereign nation – the defence and development of national production.

A «legalidade» das plataformas

Camaradas e amigos,

O momento que hoje vivemos têm trazido à tona um conjunto de problemas que, não sendo novos, ganharam mais evidencia nestes tempos.

Os avanços tecnológicos que se operam a grande velocidade têm impactos significativos na organização do trabalho e na sociedade e têm servido de pretexto para em nome da competitividade, da concorrência, da globalização e da internacionalização impôr cada vez mais uma política de exploração da força do trabalho e do empobrecimento geral.