Educação e Ciência

O Euro, os objectivos de classe e o seu enquadramento na resposta à crise estrutural do capitalismo a nível regional. O exemplo de Portugal.

Vivemos um período de crise sistémica. Um período de declínio da posição hegemónica da potência central do sistema capitalista mundial, os Estados Unidos, mas não só, dos restantes polos da tríade que o sustenta – União Europeia e Japão.

Compromissos do PCP no início do novo período de sessões do Parlamento Europeu

No inicio deste novo período de sessões do Parlamento Europeu, os deputados do PCP continuam a desenvolver o seu trabalho, num momento em que nos aproximamos do fim da actual legislatura.

Fazêmo-lo, com energia redobrada para enfrentar as batalhas que temos pela frente, reafirmando princípios fundamentais do nosso trabalho e o inabalável compromisso de defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País, em prol de uma Europa de efectiva cooperação, progresso e paz.

Relatório sobre o ponto de situação da implementação do processo de Bolonha

O chamado «processo de Bolonha» é hoje um tema central, seja qual for a abordagem que se faça sobre a situação nos sistemas de Ensino Superiores nos vários Estados-membros, não apenas pelas consequências que já hoje tem na vida das Universidades e Politécnicos, mas sobretudo pelo que representa na prossecução do objectivo federalista por parte das potências europeias.

Livro digital

O Tribunal de Justiça da União Europeia acaba de entregar seu veredicto contra a França e Luxemburgo condenando estes países a aplicar uma taxa diferente do IVA para os livros de papel e livros digitais. De acordo com a União Europeia, as duas categorias de produtos não devem ser tributados da mesma forma.

Jornadas Temáticas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu «Investigação, Inovação e criação de empregos na Economia do Mar»

Realizam-se dias 30 e 31 de Janeiro as Jornadas Temáticas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu dedicadas ao tema “Investigação, Inovação e criação de empregos na Economia do Mar”.

Precariedade entre os jovens trabalhadores científicos e financiamentos da UE

A precariedade existente entre os trabalhadores científicos tem vindo a aumentar nos últimos anos em Portugal. São muitos os investigadores e outros trabalhadores científicos, incluindo doutorados, que permanecem anos e anos na qualidade de bolseiros, sem contratos de trabalho e sem os direitos elementares que lhes estão inerentes. Este problema é sentido de forma agravada nas Universidades e demais instituições de I&D do interior, que sentem grandes dificuldades ao nível da fixação de jovens trabalhadores científicos.

Perguntamos à Comissão:

Financiamento da investigação em ecologia, ciências florestais e ciências agrárias

A escala temporal da investigação em ecologia, nas ciências florestais ou nas ciências agrárias é distinta da de outras áreas científicas.

As ciências Agrárias no Programa-Quadro de Investigação(Horizonte2020)

As ciências agrárias são marcadas por uma grande especificidade ambiental, local, regional e nacional. Em face dessa especificidade, muitos dos problemas relativos à produção agrícola colocam-se e devem ser abordados não a uma escala global ou mesmo europeia mas sim a uma escala mais local ou regional.