Intervenção de Heloísa Apolónia, Encontro Nacional do PCP sobre eleições e a acção do Partido

Saudação do PEV

Caras amigas e amigos,
Em nome do Partido Ecologista os Verdes, saúdo este Encontro Nacional do PCP, que, através das diversas intervenções que já tivemos oportunidade de ouvir, está a revelar uma atitude bastante mobilizadora para os atos eleitorais que se avizinham.
No ano em que assinalamos 50 anos do 25 de Abril, realizar-se-ão em Portugal três atos eleitorais. Os dois primeiros – as regionais dos Açores e as Legislativas – de modo antecipado, pelas razões que todos conhecemos e que foram tão bem referidas logo no início deste Encontro.
Um apelo que os Verdes fazem é para que os eleitores não se demitam do seu dever de participar, nem prescindam do seu direito de participação, porque cada voto conta para decidir do futuro. Mas, nós dizemos mais: cada voto conta para cumprir Abril!
O que Os Verdes procuram transmitir massivamente é que as eleições são uma oportunidade para se pôr um travão ao amontoado de injustiças de que o PS e toda a direita são exímios construtores.

Em tempo de campanha eleitoral prometem mundos e fundos, mas, assim que são eleitos, dão em procurar fazer crer que as coisas estão como estão porque não podem ser diferentes, e dão continuidade às suas políticas.

Pois nós, na CDU, dizemos claramente: em política não há inevitabilidades. Há escolhas, há opções!

E nós – a CDU – somos aqueles que podem fazer a diferença. Não estamos ao serviço dos grandes interesses económicos e financeiros e, por isso, somos verdadeiramente consequentes na defesa e na ação pela justiça social e ambiental. É, por isso, tão relevante eleger deputados da CDU, para que tenhamos a força influenciadora que é tão necessária.

Nas ações que Os Verdes foram e vão regularmente realizando junto das populações, ouvimos recorrentemente, em especial desde as legislativas de 2022: «Vocês fazem tanta falta no Parlamento!», «Vocês precisam de regressar ao Parlamento!»

E é verdade! A voz dos Verdes é imprescindível num país onde as políticas ambientais estão transformadas em negociatas de favorecimento ao poder económico e onde uma das principais máximas da política ambiental é sacar, por via de taxas e taxinhas, mais dinheiro dos bolsos dos cidadãos, seja na sua qualidade de consumidores, de utentes ou de contribuintes.

Os Verdes são a voz ecologista em Portugal e sabemos que os processos de transformação são realizáveis através de convergências que unam vontades genuínas de assumir e construir as mudanças necessárias.

É por isso que a CDU faz tanto sentido – convergir e alargar para fazer diferente!

A nossa missão é a de cuidar da Natureza, que é o nosso suporte de vida. A de garantir justiça social, que é a fonte de dignidade humana. A de gerar igualdades: verdadeira liberdade, progresso e desenvolvimento.

É tudo isto que representam os deputados eleitos pela CDU. Por isso, mais CDU será sempre a garantia de uma vida melhor.

Estamos juntos na convicção e na mobilização para o voto na CDU!

Viva a Coligação Democrática Unitária!