Intervenção de Carla Cruz na Assembleia de República

«A precariedade é prejudicial, quer para os trabalhadores, quer para os utentes do Serviço Nacional de Saúde»

Ver vídeo

''

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,

Todos os dias, há vários anos, os utentes do Serviço Nacional de Saúde recebem cuidados de enfermagem, psicologia e nutrição, ou realizam exames complementares de diagnóstico, tratamento e reabilitação ou são atendidos nos centros de saúde e nos hospitais por profissionais que têm um vínculo precário, apesar de responderem a necessidades permanentes.

Há ainda um conjunto muito significativo de cuidados de higiene, alimentação e acompanhamento de doentes, assim como de actividades tão relevantes como a esterilização de material e a higienização dos espaços, que são assegurados por auxiliares de acção médica que não têm qualquer vínculo, mas que desempenham estas tarefas há muitos anos.

A precariedade atinge também muitos trabalhadores da Direcção Geral de Saúde, do Instituto Ricardo Jorge e do Instituto do Sangue e Transplantação.
Esta precariedade é prejudicial, quer para os trabalhadores, quer para os utentes! Destrói os direitos laborais e o trabalho de equipa.

No âmbito da Saúde, foram entregues mais de 10 mil pedidos de regularização. Destes apenas mereceram parecer favorável 3440, deixando de fora muitos precários. Acresce que a 24 de outubro, destes 3440 apenas tinham sido homologados 80%, faltando ainda a homologação dos restantes 20%. E, para os homologados, somente foram abertos 150 concursos para regularizar os vínculos precários!

É inadmissível que se demore tanto tempo para fazer a homologação, assim como é inadmissível que apenas tenham sido abertos 150 concursos!

O que se exige é a homologação de todos os pareceres, a abertura de todos os concursos e a integração de todos os trabalhadores, garantindo-lhes um vínculo e integrando-os nas respectivas carreiras. Só assim serão salvaguardados os direitos destes trabalhadores e se reforçará o SNS.

O PCP continuará a lutar no âmbito do PREVPAP e todos os dias contra a precariedade no SNS e na vida dos trabalhadores!

>
  • Administração Pública
  • Saúde
  • Trabalhadores
  • Assembleia da República
  • Intervenções
  • Prevpap
  • saúde

Partilhar