Intervenção de Fátima Bento, Encontro Nacional do PCP sobre eleições e a acção do Partido

A intervenção das Mulheres nesta batalha eleitoral

Camaradas,

No Partido Comunista Português as mulheres encontram o seu espaço de igualdade, porque há muito percebemos o papel determinante da mulher pela emancipação humana. Aqui descobrem propostas concretas para a resolução dos seus problemas. Aqui encontram a sua voz e transformam os seus sonhos em luta. Aqui, neste espaço colectivo, juntam a sua força às mulheres e homens que não renunciam à construção de um Portugal com futuro, em linha com os valores de Abril.

A coragem e combatividade afirmada por tantas mulheres - comunistas, democratas, progressistas -, na luta pelos seus direitos, pela liberdade e democracia é hoje, tal como no passado, indispensável para a construção de uma vida melhor.

Essa luta foi determinante para eliminar, por exemplo, os impedimentos legais à participação das mulheres na vida política impostos pelo fascismo.
Podemos afirmar que a vida das mulheres é agora bem diferente, mas persistem obstáculos que impedem as mulheres de participar activamente na vida colectiva, restringindo-lhes o direito de intervenção, empobrecendo o regime democrático.

Camaradas,

No distrito de Bragança, é certo que a participação das mulheres se mantém refém de muitas condicionantes, mas também é certo que os passos já dados permitiram avanços significativos. Podemos até afirmar que as mulheres comunistas do nordeste transmontano, juntamente com muitas outras, que reconheceram na proposta do PCP e da CDU uma possibilidade de alcançar a vida por que anseiam, têm dado um importante contributo à luta contra a sua secundarização e exploração.

Estas batalhas eleitorais, que se avizinham, são assim uma oportunidade para envolver mais mulheres em torno do nosso projecto político e para alargar o seu espaço de intervenção, porque a participação e a igualdade que as mulheres almejam e a vida melhor por que anseiam, são prioridades da nossa intervenção!

Aqui podem ajudar a construir um futuro mais justo! O combate por esse objectivo constitui, em si mesmo, um importante impulso para vencer os preconceitos e estereótipos que continuam a recair sobre elas.

A intervenção das mulheres na luta política será sempre fundamental, e nesta batalha eleitoral não serão apenas as candidatas e as ativistas da CDU. Precisamos de mais. Precisamos envolver outras, como a dona do café em Abreiro, que reconhece que só o PCP se importa com o roubo do comboio às gentes do Tua, ou a trabalhadora da Sortegel, que face à perseguição no local de trabalho, conta com a nossa solidariedade e intervenção na denúncia do seu problema, ou ainda as trabalhadoras da Varandas de Sousa, que sabem que podem sempre contar com o PCP para as ouvir, seja à porta da fábrica, ou na rua, ao seu lado, pelas suas justas reivindicações.

Camaradas,

A intervenção das mulheres nesta batalha eleitoral será, como no passado, fulcral para a afirmação da política que defendemos, na luta pela construção de uma sociedade onde é possível estarmos todos em pé de igualdade.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central