Intervenção de António Magrinho, membro da Célula do PCP na AutoEuropa, Encontro Nacional do PCP sobre eleições e a acção do Partido

A célula de empresa na campanha eleitoral

Camaradas,

Vamos entrar e enfrentar mais uma batalha eleitoral nas próximas semanas, onde será da maior importância para os trabalhadores e para o povo o reforço do número de deputados eleitos pela CDU para a Assembleia da República. Só com um maior número de deputados eleitos pela CDU conseguiremos melhorar salários, pensões, serviços públicos, condições de vida e de trabalho para o povo e os trabalhadores, e um futuro melhor para o nosso País.

Para reforçar a CDU é fundamental o contacto com os trabalhadores na porta das empresas e nos locais de trabalho. O esclarecimento dos trabalhadores para que depositem o seu voto e a sua confiança nos candidatos da CDU tem de ser uma tarefa de todos os militantes e amigos agora e sempre.

A Célula do PCP na Volkswagen Autoeuropa que conta com cerca de 100 militantes, tem uma tarefa exigente de fazer contactos numa empresa com um regime de turnos rotativos, incluindo o trabalho noturno, com mais de 8000 trabalhadores entre trabalhadores da VW e trabalhadores de empresas que prestam serviços dentro da fábrica de Palmela.

Nesse sentido tivemos já ontem uma iniciativa de contacto e esclarecimento na portaria da empresa à troca de turnos, com a presença do camarada Paulo Raimundo, incluindo muitos camaradas e amigos, sendo esta iniciativa bem acolhida pelos trabalhadores. Contamos também avançar desde já com a recolha de assinaturas através de um abaixo assinado de forma a garantir o maior número de trabalhadores a apoiar a CDU nas próximas eleições.

Vamos também, através do abaixo assinado, organizar uma lista de apoiantes da CDU com trabalhadores da VW Autoeuropa e outras empresas. O habitual boletim informativo da Célula “O Faísca” vai também já em Janeiro e depois em Fevereiro contribuir para o esclarecimento e apelo ao voto na CDU. Não obstante estas iniciativas, a Célula vai garantir todos os dias nos locais de trabalho o contacto com os trabalhadores dentro da empresa e esclarecer para a importância do voto na CDU.

O contacto diário com os trabalhadores nos locais de trabalho e empresas são da máxima importância para os resultados que pretendemos. Contactar é esclarecer, mas é também ouvir os trabalhadores, ouvir os seus problemas, as suas dificuldades e reivindicações - matéria principal para o nosso trabalho.

Esclarecer os trabalhadores de que são os deputados da CDU os únicos que na Assembleia da República apresentam propostas concretas e objetivas para melhorar os seus salários, condições de trabalho e de vida, para um melhor Serviço Nacional de Saúde, melhores condições no ensino público, melhores transportes públicos e outros tantos serviços essenciais ao quotidiano dos trabalhadores e do povo que poderia agora mencionar, e que tantas propostas apresentamos nesse sentido.

Também é tarefa essencial esclarecer nos locais de trabalho quem sucessivamente em diversos governos tem chumbado propostas da CDU que visam melhorar a vida dos trabalhadores e do povo, como a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais para todos, o reforço dos direitos dos trabalhadores no regime de trabalho por turnos e noturno, a reposição do principio do tratamento mais favorável ao trabalhador, o fim da caducidade da contratação coletiva, a reposição dos valores do pagamento do trabalho suplementar para todos os trabalhadores, o aumento do salário mínimo para 1000€ durante o ano de 2024, entre muitas mais propostas que apresentamos, ou seja, denunciar quem vota contra os trabalhadores na Assembleia da República. Sabemos bem que são: PS, PSD, CHEGA, IL e CDS, os mesmos que agora em período de campanha tudo prometem e afinal tudo chumbam e roubam aos trabalhadores.

Temos de afirmar sem medo, que os deputados da CDU são aqueles que levam à Assembleia da República os problemas, as reivindicações e as perguntas dos trabalhadores, que são estes deputados a voz de quem trabalha, a voz dos explorados pelo capital.

Camaradas,

É nos locais de trabalho que tudo se decide, e é lá que se desenrola e desenvolve a luta de classes. É lá que temos agora e sempre de estar com os trabalhadores, nas suas lutas e reivindicações, e trabalhar para corresponder aos seus anseios.

Só assim vamos conseguir combater os ataques que certamente irão surgir contra a CDU, transmitindo da melhor forma confiança aos trabalhadores e provando quem está com eles todos os dias no seu local de trabalho, enfrentado os seus problemas que também são os nossos.

Só assim conseguiremos ganhar a sua confiança, e depois o seu seu voto em tempo de eleições, pois bem sabemos que essa é a nossa essência e forma de intervir, compete-nos agora apenas uma campanha eleitoral de esclarecimento e verdade, pois o resto fazemo-lo todos os dias!

Vamos ao esclarecimento, vamos ao trabalho!
Vamos à campanha com toda a confiança!

A luta continua!