Economia e Aparelho Produtivo

Ver vídeo
PCP agenda iniciativa contra o encerramento da antiga Triumph

O PCP discutiu esta manhã em comissão parlamentar, um projecto de resolução para impedir o encerramento da antiga Triumph. Rita Rato reafirmou que "continuaremos a defender esta empresa, a necessidade da sua viabilidade, para que o Governo tome todas as medidas". O projecto de resolução do PCP será votado na reunião plenária da próxima quinta-feira.

Ver vídeo
«Não foram poucas as vezes que estivemos praticamente sozinhos na luta contra as privatizações»

No debate quinzenal realizado hoje na Assembleia da República, Jerónimo de Sousa falou das prioridades politicas para o ano 2018 aqui e questionou o governo sobre as privatizações dos CTT, GALP e EDP aqui . Jerónimo de Sousa falou ainda da situação dos cuidados de saúde, tendo em conta o surto gripal que estamos a atravessar e que será abordado no debate de urgência de amanhã, requerido pelo PCP aqui .

Ver vídeo

PCP propõe alteração ao regime de serviços mínimos bancários

Na apresentação da alteração ao regime de serviços mínimos bancários, Paulo Sá afirmou que estas alterações "garantem aos clientes bancários o acesso a um conjunto adequado de serviços bancários, protegendo-os, ao mesmo tempo, da cobrança abusiva, por parte das instituições financeiras, das chamadas comissões de manutenção".

PCP apresenta proposta sobre Alojamento Local

Na apresentação do projecto de lei sobre alojamento local, Paula Santos afirmou que "o direito à habitação tem de ser assegurado, assim como o direito ao lugar e à cidade tem de ser protegido. Numa sociedade democrática residir no centro da cidade não pode ser só para uma elite de elevadíssimos rendimentos, tem de ser para todos".

Ver vídeo

Dos CTT ao sector dos transportes, a degradação dos Serviços Públicos tem que ser travada!

Na declaração politica da sessão plenária de hoje, Bruno Dias, abordou o problema do encerramento dos CTT e a degradação dos transportes públicos e os sucessivos aumentos de tarifários que estes têm vindo a sofrer, realçando: "O que é preciso é uma resposta urgente e estrutural, capaz de inverter o caminho de degradação e reconhecer o direito dos portugueses a serviços públicos de qualidade".

Perdão de multas à UBER e Cabify: PCP requer presença do Secretário de Estado na Assembleia da República

Perante as declarações públicas do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, responsável pela pasta dos Transportes, dando nota que o «Governo quer perdão das multas à Uber e à Cabify», o PCP entregará esta semana, na Assembleia da República um requerimento para que o Secretário de Estado possa ser ouvido, face à gravidade das declarações efectuadas.

Ver vídeo
«O PCP propôs o aumento para 600 euros em Janeiro de 2018 e o PS recusou»

No debate quinzenal realizado hoje na Assembleia da República, Jerónimo de Sousa questionou o Primeiro-ministro sobre o aumento do Salário Mínimo Nacional aqui, a situação na Associação Raríssimas aqui, a preocupação com a situação dos CTT aqui, a situação do Serviço Nacional de Saúde aqui e os custos com a energia eléctrica e ao gás de botija aqui.

Ver vídeo

PCP apresenta um programa de desburocratização e apoio às micro, pequenas e médias empresas

Na apresentação do projecto de resolução do PCP que propõe a concretização de um programa de desburocratização e apoio às micro, pequenas e médias empresas, Bruno Dias afirmou que "Portugal precisa de investimento para promover a produção e a produtividade, o crescimento, o emprego e o bem-estar social e precisa de ganhar margem de manobra para afirmar o seu projecto soberano de desenvolvimento, o que exige a libertação dos constrangimentos externos e das imposições de Bruxelas".

Ver vídeo

«É preciso trazer o CTT à gestão pública para retomar o investimento e a resposta dos seus serviços»

Na apresentação do Projecto de Resolução do PCP em defesa do Serviço Público Postal, pela recuperação do controlo público dos CTT – Correios de Portugal, Bruno Dias afirmou na sua intervenção que "não podemos concordar que o caminho nesta matéria seja retirar aos CTT o serviço público de correios, para depois tentar fazer o que quer que seja, o problema central não é o contrato de concessão dos correios, o problema é a privatização dos correios!"

«A diluição do pagamento do subsídio de férias e de Natal teve como objectivo a sua liquidação»

Sr. Presidente, Sr. Deputados,

Sr. Deputado António Carlos Monteiro,

Para quem apresenta uma proposta que afirma a “liberdade de escolha” dos trabalhadores, parece-nos no mínimo estranho que sobre esta matéria não queiram ter ouvido a opinião dos mesmos e das suas organizações.

É que nem discussão pública teve este projeto.
Começamos mal!

Recordar as palavras do então Secretário de Estado do Emprego (Pedro Silva Martins) do Governo PSD/CDS quando apresentou a PPL que impôs o pagamento dos subsídios em duodécimos:

Dizia assim de forma clarinha ao que vinha: