Posições Políticas

Apresentação do livro «As privatizações. Contornos de um processo que é preciso reverter»
21 Agosto 2025
- Este livro não é uma enciclopédia sobre privatizações. É uma apresentação de um conjunto de ideias e de factos que nos pareceram importantes apresentar agora.

As privatizações
21 Agosto 2025
Camaradas e amigos
A ideia da elaboração deste dossier “As privatizações. Contornos de um processo que precisa de ser revertido” surgiu da necessidade de sistematizar elementos fundamentais de um processo que já vai longo, com quase 5 décadas e que foi, e é, um eixo central da contra-revolução e do seu objectivo de reconstituição do capitalismo monopolista no nosso País.

As privatizações. Contornos de um processo que é preciso reverter
21 Agosto 2025
Uma saudação a todos os presentes, mas permitam-me uma referência particular às Edições Avante! pelo empenhado, competente e rigoroso trabalho que tem vindo a desenvolver em torno de temas centrais que atravessam a realidade nacional, fixando também em forma de livro, visões libertas do espartilho neoliberal e de afirmação da ruptura e alternativa face à política de direita.

Os incêndios que todos os anos assolam o país não são inevitáveis — são resultado de opções políticas erradas
17 Agosto 2025
A primeira palavra é de solidariedade para as populações, para os bombeiros, os agentes da protecção civil, para as vítimas, para as famílias das vítimas em particular. Soubemos hoje desta pessoa que morreu, para toda esta gente que enfrenta esta devastação.

Acerca das decisão do Tribunal Constitucional em matéria de Lei de Estrangeiros
8 Agosto 2025
Conforme o PCP adiantou quando do surgimento da proposta do Governo, sob a capa de melhor integrar e acolher, aquilo que ela promovia era a categorização dos imigrantes, dificuldades ao reagrupamento familiar, elemento fundamental para a integração e estabilidade de quem optou pelo nosso País para trabalhar e reconstruir a sua vida, quebra de expectativas e princípios estabelecidos com os países da CPLP, entre outros aspectos, potenciando esquemas de vários tipos e as redes de tráfico de mão-de-obra.

Não ao pacote laboral: enfrentar e derrotar o ataque aos trabalhadores
8 Agosto 2025
O Governo PSD/CDS, com o apoio de CH e IL e a viabilização do PS, faz uma política ao serviço do grande capital, de agravamento da exploração, desmantelamento dos serviços públicos, ataque ao regime democrático e comprometimento da soberania nacional.

Hiroshima e Nagasáqui e a urgência da luta pela paz
6 Agosto 2025
Assinalam-se os 80 anos dos bombardeamentos atómicos das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasáqui, respectivamente em 6 e 9 de Agosto de 1945.

Sobre a chamada reforma/reorganização do Ministério da Educação, Ciência e Inovação
4 Agosto 2025
1. Não permitindo a proposta de reforma/reorganização do MECI, apresentada pelo ministro, uma avaliação mais aprofundada, é clara a intenção de impor uma alteração radical feita à revelia das instituições, das escolas, da comunidade educativa e das estruturas representativas dos trabalhadores. Uma proposta apresentada em período de férias da Assembleia da República e de férias escolares, e a um mês do início de um novo ano lectivo.

Governo português deve respeitar o direito à auto-determinação do povo sarauí
4 Agosto 2025
O PCP repudia a posição assumida pelo Governo português de desrespeito do direito à auto-determinação do povo sarauí, consagrado no direito internacional, nomeadamente em reiteradas resoluções das Nações Unidas.

Pelo imediato reconhecimento do Estado da Palestina e o fim dos crimes de Israel
31 Julho 2025
Face ao anúncio de contactos por parte do Governo sobre um eventual reconhecimento do Estado da Palestina, remetendo para Setembro eventual decisão, o PCP reitera que tal decisão urge e já deveria ter sido concretizada, como o PCP propôs reiteradamente na Assembleia da República. Anúncio agora feito pelo Primeiro-ministro, que é inseparável da pressão da opinião pública e do amplo movimento de solidariedade com o povo palestiniano face aos crimes em curso perpetrados pelo Estado de Israel.