Intervenção de Manuel Rodrigues, Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP , XX Congresso do PCP

Sobre o «Avante!»

Ver vídeo

''

Camaradas,

Como órgão central do PCP, o Avante! é o único jornal que veicula a informação e o esclarecimento de que os trabalhadores e o povo precisam, num quadro em que a maior parte dos órgãos da comunicação social são ferramentas controladas e orientadas pelo grande capital para promover e defender os interesses dos grupos económicos e financeiros; para veicular e servir de suporte à ideologia dominante; para desvalorizar o trabalho e os trabalhadores; para atacar os valores de Abril; para silenciar, denegrir, deturpar ou desvalorizar os interesses e as lutas dos trabalhadores e do povo; para silenciar e deturpar a acção dos comunistas e o ideal e projecto por que lutam; para silenciar e deturpar a luta dos povos; para criminalizar a luta organizada, os lutadores e a resistência.

Na sua ligação às massas, como meio de contacto com os seus militantes, simpatizantes e outros democratas, o Avante! desempenha um papel insubstituível na acção do PCP, na informação das posições, análises e orientações do Partido a nível nacional e internacional, na batalha das ideias, na elevação da consciência de classe, política e ideológica, na formação e ajuda aos militantes visando a sua intervenção, no esclarecimento, na informação sobre a luta dos trabalhadores e dos povos. Um papel cujo significado e importância a sua história bem atesta.

A difusão da imprensa partidária – do Avante! e de O Militante – contribui para o reforço orgânico do Partido.

Dando concretização à Resolução Política do XIX Congresso, o Comité Central decidiu a realização de uma campanha nacional de divulgação do Avante! inserida na acção de reforço do Partido.

A campanha, em desenvolvimento, procura elevar a valorização do Avante! e promover a sua divulgação e venda por forma a alargar o prestígio e influência social, eleitoral, política e ideológica do Partido. Uma campanha, como a experiência o demonstra, cujo êxito só pode ser alcançado tomando como sua base essencial e decisiva a organização do Partido e a militância dos seus membros.

Por isso, a divulgação do Avante! passará sempre, entre outras de linhas de trabalho, pela elevação da consciência entre os militantes quanto à importância da leitura e venda do Avante!; pela responsabilização de mais quadros e criação de estruturas de divulgação do Avante! nas Organizações Regionais; pelo aumento da rede de distribuição e venda (abrindo novas ADE) e promoção pública com bancas e outras acções de rua; pela promoção, divulgação e venda regular do Avante! nas empresas e locais de trabalho.

Esta campanha inclui um vasto conjunto de iniciativas pelas organizações regionais, nomeadamente as vendas especiais e em que se integra também a edição de um número especial exclusivo para a 40.ª edição da Festa do Avante!

Inclui igualmente um plano de remodelação do Avante! e da sua presença na Internet, em curso, e que, procurando corresponder aos resultados do debate travado no Partido, visa a sua melhoria.

Por outro lado, o reforço da ligação e colaboração com as organizações do Partido, com o envio regular de notícias, sugestões ou informações é importante para diversificar e manter um tratamento actual dos seus conteúdos. Tal como é importante o tratamento de temas da actualidade com interesse para a batalha das ideias.

Camaradas,

O reforço do Avante! significará sempre reforço do Partido e sem reforço do Partido é impensável o reforço do Avante!.

O Avante! nasceu nos tempos difíceis do fascismo e, como órgão central do PCP, deu um determinante contributo para o seu derrube e para a afirmação de liberdade, emancipação social e independência nacional que a Revolução de Abril materializou.

Hoje como ontem, num tempo diferente mas não menos exigente, o Avante! como órgão central do PCP, continuará na luta pela defesa, reposição e conquista de direitos que não se pode desligar da luta pela alternativa patriótica e de esquerda indissociável da luta por uma democracia avançada vinculada aos valores de Abril, da luta pelo socialismo e o comunismo.

Valorizando e divulgando o Avante! reforçaremos o nosso colectivo partidário e agiremos com mais força pelo ideal e o projecto comunistas.
E, pelas lutas do presente, encurtaremos o caminho do futuro.

>
  • Intervenção
  • XX Congresso do PCP
  • PCP
  • Central
  • Jornal Avante

Partilhar