Intervenção de Diana Ferreira na Assembleia de República

«O tempo é de agir e de reconhecer a estes trabalhadores que as suas condições de risco tem que ser devidamente compensadas»

''

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,

Em nome do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português gostaria de saudar os quase 16.000 peticionários, o STAL (que dinamizou esta petição) e os trabalhadores que estão hoje à porta desta Assembleia, reivindicando o seu direito ao suplemento de insalubridade, penosidade e risco.

Gostaria também de saudar os milhares de trabalhadores da Administração Local e da Administração Central que em momentos tão difíceis como o do surto que enfrentamos, estiveram e estão sempre lá, a garantir serviços públicos fundamentais para o país – mesmo em condições de grande adversidade.

Importa lembrar que o PCP propôs que neste contexto sanitário todos os trabalhadores dos serviços considerados essenciais tivessem um suplemento remuneratório de 20% - proposta rejeitada com os votos contra de PS, PSD e CDS e a abstenção de IL e CH.

Aliás, o actual contexto evidenciou ainda mais as condições de risco, de penosidade e de insalubridade que milhares de trabalhadores da Administração Local e da Administração Central enfrentam, diariamente, no seu trabalho e demonstrou bem a urgência de se garantir o suplemento de risco, penosidade e insalubridade e demais compensações.

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,

Há mais de 20 anos que se definiram em Lei suplementos de risco, penosidade e insalubridade e outras compensações em função de particularidades específicas do trabalho prestado na Administração Local e na Administração Central.

Foram ignorados os prazos de regulamentação do diploma e Leis posteriores passaram ao lado da definição destas compensações.

É inaceitável que passado todo este tempo, estas ainda não estejam garantidas, significando profundos prejuízos para os trabalhadores.

Não se trata de um privilégio – é sim um direito de quem trabalha em condições de risco, penosas e insalubres. Sem prejuízo do cumprimento de todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho e de ter que se fazer um caminho no sentido da diminuição destes factores de risco e na prevenção dos danos que estes causam para a saúde dos trabalhadores, o que não pode ser adiado é o pagamento deste suplemento e a garantia das demais compensações.

O PCP tem intervindo continuadamente e insistimos com soluções concretas que garantem condições mais favoráveis aos trabalhadores pelo trabalho que executam em condições de risco, de penosidade e insalubridade.

Foram muitas as palavras calorosas a estes trabalhadores nos últimos meses. Pois bem – o tempo é de agir e reconhecer a estes trabalhadores as condições de risco, de penosidade e insalubridade a que estão sujeitos e garantir as devidas compensações.

Com as propostas que aqui trazemos, o PCP deixa o seu contributo.

Disse.

• Administração Pública
  • Trabalhadores
  • Intervenções