Nota da Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP

Sobre a classificação da candidatura dos «Caretos de Podence» como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO

A DORBA do PCP valoriza e considera que a decisão anunciada na Assembleia-Geral da XIV Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial da UNESCO, que decorre até sábado, em Bogotá, Colômbia, de classificar a candidatura portuguesa “As Festas de Inverno Carnaval de Podence” como Património Cultural e Imaterial da Humanidade reconhece valor cultural às práticas ancestrais e manifestações culturais, ainda presentes, das populações do Nordeste Transmontano.

A DORBA do PCP saúda todos quantos se envolveram e envolvem na preservação da diversidade das manifestações culturais que se multiplicam durante o ciclo de inverno num alargado território comum, de que os Caretos e Carnaval de Podence são parte integrante.

A DORBA do PCP, reconhecendo e valorizando a decisão agora anunciada, considera, como assinalado em devida altura, que a mesma deve ser encarada como parte de um processo mais amplo de reconhecimento das designadas «Festas de Inverno» na região, de que sobressaem como principais elementos identitários a diversidade das práticas e manifestações culturais, a dispersão geográfica, a expressão diferenciada dos rituais e personagens associadas.

• Cultura
  • Central