Nota do Secretariado da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP

Saudação ao Povo do concelho de Viana do Alentejo

Saudação ao Povo do concelho de Viana do Alentejo

A arte chocalheira de Alcáçovas já é Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, título atribuído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A decisão da Unesco em classificar a arte chocalheira da Freguesia de Alcáçovas no Concelho de Viana do Alentejo, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, é sem dúvida um reconhecimento aos trabalhadores desta arte e aos artesãos que ao longo dos anos, enfrentando imensas dificuldades financeiras e outras, mantiveram viva a esta actividade artesanal. O fabrico de chocalhos é uma arte milenar que tem no território alentejano a sua maior expressão a nível nacional, com destaque para a Freguesia de Alcáçovas.

A DOREV (Direcção da Organização Regional de Évora) do PCP, saúda a população de Alcáçovas, os trabalhadores e os artesãos desta arte tradicional, pelo reconhecimento agora atribuído pela Unesco. A classificação do Cante Alentejano e da Arte Chocalheira de Alcáçovas, mostram o reconhecimento do vasto património cultural da nossa Região.

A classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade, da arte chocalheira, contribui para valorizar a cultura e a arte alentejana, assim como o povo alentejano.