Intervenção de Carla Cruz na Assembleia de República

Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados,
Sr.ª Deputada Clara Marques Mendes,
Para quem há bem pouco tempo dizia que as comparações de Portugal com a Grécia não faziam qualquer sentido — é importante dizê-lo — é, no mínimo, caricato ver as tentativas de comparação que a Sr.ª Deputada ali esboçou entre Portugal e a Grécia. Este é, de facto, o primeiro registo que aqui gostaríamos de salientar.
A questão essencial, Sr.ª Deputada, foi uma questão que não abordou e que podia, de facto, deixar-nos perceber o que é que temos de fazer para resolver o problema do nosso País, problema esse que foi criado pela política que o Governo atual tem desenvolvido.
Os gregos, Sr.ª Deputada, escolherão o seu caminho, o modo de resolver os seus próprios problemas. Poderá haver convergências na forma como nós e a Grécia resolvemos os problemas, mas a questão essencial, Sr.ª Deputada, seria estarmos aqui a debater como resolver os nossos problemas. E, em nosso entender, essa questão essencial passa invariavelmente pela renegociação da dívida nos moldes propostos pelo PCP: a renegociação dos juros, dos montantes e dos prazos.
O que seria importante, Sr.ª Deputada, era debater a forma como nos vamos libertar dos constrangimentos que são impostos pelo tratado orçamental, o que era importante ver colocado aqui era como é que o País pode canalizar os seus recursos para resolver os problemas e a grave crise económica e social em que o País está. Não ouvimos falar de nada disso.
Ora, a questão que se coloca é por que é que em vez de o Governo estar a defender a renegociação da dívida e a rejeição do tratado orçamental continua a alinhar com a Alemanha, com o diretório e com as imposições da União Europeia.
E, mais, verificamos que este alinhamento com a Alemanha e com a União Europeia é em prejuízo do País, o que apenas pode ser entendido para permitir a sobrevivência política do PSD e de CDS-PP, que têm levado o País à crise económica e social para onde arrastaram os portugueses.

• União Europeia
  • Intervenções