Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a decisão do Conselho de Ministros de venda do BPN

Sobre a decisão do conselho de Ministros desta manhã, em que define as condições de venda do BPN, o PCP chama a atenção para três questões fundamentais:

1 – A venda do BPN, ao contrário das razões invocadas pelo governo, é contrária ao interesse público. Num momento da vida nacional de profunda crise económica e social, o que se exige é uma maior intervenção do Estado num sector que continua, pela sua acção predadora, a criar dificuldades ao desenvolvimento económico do país, ás empresas e ás famílias que a ele precisam de recorrer.

2 – A venda do BPN, nas condições já conhecidas, confirma que o PCP tinha razão quando denunciou o facto da «nacionalização» do banco em 2008, estar a ser efectuada apenas com o objectivo de resolver os problemas relacionados com os actos ilícitos daquela instituição, e de chamar ao Estado a responsabilidade com os encargos financeiros decorrentes da gestão danosa até aí praticada e dos prejuízos a ela associados (cerca de 4 mil milhões de euros injectados pelo Estado através do Banco Público que viu os seus resultados serem afectados por esta decisão).

3 – Numa operação onde ficam claras as condições de leilão que agravarão ainda mais o prejuízo público, o PCP reafirma que o que se impõe é, não a reprivatização do BPN, mas sim o reforço do papel do Estado neste sector com a incorporação deste banco no sector público.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central