Internacional

Pôr fim ao bloqueio, parar o massacre!

A cada dia que passa, a situação na Faixa de Gaza atinge ainda maior horror, numa dimensão que não pensávamos poder voltar a ver.

Israel intensificou nos últimos dois meses um criminoso e brutal bloqueio total que impede a população palestiniana de ter acesso a água, alimentos, medicamentos e outros bens essenciais. Intensificou bombardeamentos implacáveis, directamente contra a população civil.

PCP propõe debate no Parlamento Europeu sobre a deterioração da situação na Faixa Gaza

João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, propôs que na próxima sessão plenária do Parlamento Europeu, a realizar-se no final do mês de Maio, se discuta o agravamento da situação na Faixa de Gaza, como resultado da intensificação do bloqueio imposto por Israel.

A situação na Faixa de Gaza atinge a cada dia que passa uma dimensão de ainda maior horror.

50.º Aniversário da Vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano

Camaradas,

Num contexto nacional e internacional que coloca a exigência de uma intensa e diversificada intervenção ao nosso Partido, é com uma grande alegria que, com esta singela, mas genuína iniciativa, comemoramos os 50 anos da vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano, saudando calorosamente desde o nosso país o povo e os comunistas vietnamitas.

Milhares de pessoas assinalam dia da Terra da Palestina

Milhares de pessoas assinalaram em várias regiões do País, o Dia 30 de Março, dia da Terra da Palestina, data que celebra anualmente a luta do povo palestiniano pelos seus direitos, e simboliza a sua determinação em preservar a sua história e defender a sua terra como elemento da sua identidade e da sua própria existência enquanto povo. 

PCP condena os bombardeamentos de Israel na Faixa de Gaza em violação do acordo de cessar-fogo

O PCP condena veementemente o brutal ataque lançado esta madrugada por Israel sobre a população palestiniana da Faixa de Gaza que provocou centenas de mortos e mais de mil feridos, muitos dos quais crianças.

Este novo massacre confirma que Israel não abandonou a intenção de prosseguir com o genocídio na Faixa de Gaza, como aliás o confirmava a decisão de impedir a entrada naquele território palestiniano da ajuda humanitária, em violação aberta dos termos do acordo.

Fim imediato aos massacres contra as populações na Síria

O PCP condena veementemente os massacres e todo o tipo de crimes perpetrados contra as populações na Síria por parte de grupos armados terroristas, que tomaram de assalto o poder neste país no passado dia 8 de Dezembro.

Pelo fim do bloqueio a Cuba e a sua retirada da lista dos EUA de "países patrocinadores do terrorismo"

João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, submeteu hoje uma pergunta oral com pedido de debate, endereçada à Comissão Europeia e ao Conselho, que foi subscrita por mais de 36 deputados de vários grupos políticos.

Recomenda ao Governo que intervenha no plano internacional pelo respeito, defesa e cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano

Exposição de motivos

A Constituição da República Portuguesa estabelece no seu artigo 7.º que, nas suas relações internacionais, Portugal se orienta, entre outros, pelos princípios do respeito pelos direitos dos povos, designadamente à autodeterminação, à independência e ao desenvolvimento.

O povo palestiniano aspira há décadas pela concretização do seu legítimo e inalienável direito à liberdade, à paz, a um Estado soberano, independente e viável.