Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Fim à agressão dos EUA! Solidariedade com a Venezuela bolivariana!

O PCP condena os inaceitáveis intentos da Administração Trump de impor um governo fantoche na Venezuela, que garanta a apropriação por parte das multinacionais petrolíferas norte-americanas dos recursos que pertencem à República Bolivariana da Venezuela, ao povo venezuelano.

O PCP denuncia e condena as graves ameaças dos EUA contra diversos países latino-americanos e caribenhos, como a Venezuela, Cuba, Colômbia ou o México, e reitera que estas constituem igualmente uma ameaça a todos os povos da América Latina e Caraíbas, e de todo o mundo.

O imperialismo norte-americano proclama de forma aberta e despudorada o propósito de impor o seu domínio político e económico sobre todo o continente americano, para explorar e saquear os recursos naturais.

O PCP denuncia o deplorável posicionamento assumido pelo Governo português, que não só não condena a agressão dos EUA à República Bolivariana da Venezuela e sequestro do seu Presidente, Nicolás Maduro, como vergonhosamente tenta legitimá-la, tornando-se cúmplice desta flagrante violação do direito internacional.

Só pode ser motivo de repúdio a vergonhosa tentativa do Governo português de apresentar como “benignas” as intenções assumidas pelo imperialismo norte-americano, de “governar” a Venezuela e se apropriar dos seus recursos petrolíferos, numa postura abertamente neocolonial. Posicionamento que confirma a natureza de um Governo disponível para vender o interesse nacional.

Defender os interesses, o bem-estar e a segurança da comunidade portuguesa na Venezuela não é branquear e alinhar com a imposição de um desumano bloqueio económico, o roubo de activos, a ingerência, a desestabilização e a agressão a este país latino-americano por sucessivas administrações dos EUA – que tanto têm atingido as condições de vida do povo venezuelano, incluindo da comunidade portuguesa –, como o têm feito sucessivos governos portugueses. Defender os direitos da comunidade portuguesa é exigir o fim da agressão à República Bolivariana da Venezuela e respeitar a soberania e os direitos do povo venezuelano.

Reafirmando a veemente condenação da agressão militar contra a República Bolivariana da Venezuela e o sequestro do Presidente Nicolás Maduro e da sua esposa por parte dos EUA, o PCP apela à expressão da solidariedade com a Venezuela bolivariana e com a luta do povo venezuelano em defesa da paz e do direito a determinar soberanamente o seu próprio caminho.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • América do Sul
  • América Latina
  • EUA
  • Imperialismo
  • Paz
  • Venezuela