Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

25 de Abril - Por todo o País, comemorações populares voltam à rua

O PCP reafirma o seu apelo para que todos os que se identificam com as conquistas, direitos e valores consagrados com o 25 de Abril se associem e participem nas comemorações populares que, um pouco por todo o País, estão em preparação.

Adoptando todas as medidas de protecção no plano da saúde pública e de prevenção face à epidemia, estas comemorações são também uma prova de que a vida pode e deve prosseguir animando o sentido de vivência colectiva e de participação como indispensáveis à afirmação de direitos e dos valores de Abril.

E sobretudo fazendo da sua participação também um momento para não deixar confinar direitos e liberdades, exigir resposta aos mais urgentes problemas económicos e sociais que os trabalhadores e o povo enfrentam, decorrentes da epidemia e do aproveitamento que dela se está a fazer para aumentar a exploração e exigir uma outra política capaz de assegurar um País mais desenvolvido.

Defender e afirmar Abril e os seus valores é tão mais actual quando prossegue a tentativa de branqueamento do fascismo e do que ele representou de opressão e corrupção de um Estado ao serviço dos interesses dos monopolistas e latifundiários.

Denunciando acções provocatórias de cariz fascizante e outras manobras de diversão que visam animar polémicas estéreis tendo em vista diminuir o alcance e significado das comemorações do 25 de Abril – sejam os actos oficiais, sejam, em particular, as de natureza popular – o PCP apela aos trabalhadores, à população, à juventude e aos democratas para que por todo o País façam da sua participação um momento de afirmação do que Abril representa de avanço e conquista no plano da liberdade, dos direitos, e de progresso. Abril comemora-se e defende-se com os que com ele estão identificados e não com os que o pretendem destruir.

O PCP reafirma o seu total empenhamento e compromisso com os valores de Abril, profundamente enraizados no povo português. É pela sua afirmação, defesa e aprofundamento que se construirá o caminho para um Portugal mais desenvolvido, justo e soberano.

>
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Central
  • 25 de Abril
  • Comemoração do 25 de Abril
  • desfile 25 de Abril