Intervenção de Helena Casqueiro, Membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, XX Congresso do PCP

A Luta da Juventude

Ver vídeo

''

No período decorrido desde o último Congresso do nosso Partido, houve um elemento sempre presente: a luta da juventude.

Foi com a luta que derrotámos o governo do PSD/CDS. Vencemos. É pela luta que nesta nova fase da vida política nacional, lá vamos! Pela escola de Abril, o trabalho com direitos, a habitação, o desporto, a cultura para todos.

Luta difícil e corajosa que se trava nas escolas secundárias, profissionais, do ensino superior, nos locais de trabalho e nas ruas num permanente confronto com a brutal e agressiva ofensiva ideológica.

Uma luta sob pressões e ameaças, como a excessiva carga horária na escola, com o impedimento de distribuição de propaganda nas escolas, com as tentativas de proibição de reuniões gerais de alunos e proibição de constituição de Associações de Estudantes; com o RJIES e Bolonha, com a elitização do ensino, as propinas e com todos os custos com a educação.

Luta sob pressões e ameaças como o desemprego, a emigração e a precariedade, com os impedimentos à intervenção política e sindical nos locais de trabalho.
Luta desenvolvida num quadro de elitização da produção e fruição cultural e de afastamento dos jovens do conhecimento e do exercício dos seus direitos.

São muitos entraves que os jovens enfrentam para se organizarem, mas ainda assim, e fruto da determinação da juventude, os relatos são de resistência e de passos em frente dados.

Com confiança na juventude e na sua luta, cumprimos o nosso papel, reforçando a nossa organização, com os mais de 1600 recrutamentos nos últimos 4 anos e muitos outros milhares de jovens que se associaram à nossa luta, dando o seu contacto à JCP.

Cumprimos o nosso papel dando resposta a muitas e exigentes tarefas. Contribuímos para o sucesso da Festa do Avante! e, em especial nos 40 anos da festa, a par das normais e exigentes tarefas de divulgação e construção, acolhemos o Acampamento Internacional «Avante por um mundo de Paz» com a participação solidária de mais de 35 delegações e mais de 70 camaradas de organizações estrangeiras amigas.

Os próximos tempos serão de intenso trabalho, já em 2017 com os 55 anos do Dia do Estudante, os 70 anos do Dia da Juventude; a realização em Outubro do 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em Sochi, na Rússia, constituem grandes momentos de afirmação e de luta do movimento juvenil.

Cá estamos e estaremos, mobilizando para luta consequente e organizada, com a certeza de que o futuro é nosso, com a certeza de que o futuro é de Democracia e Socialismo, e que a juventude dará o seu indelével contributo. Porque agora e sempre, a juventude está presente.

Com orgulho anunciamos: está convocado para os dias 1 e 2 de Abril do próximo ano o XI Congresso da JCP: «Conquistar o Presente, Construir o Futuro, É pela Luta que lá vamos!» é o lema do momento mais alto da organização revolucionária da juventude. Será um momento de acção e intervenção do movimento juvenil português. Vamos contactar com centenas de milhar de jovens em todo o país, envolver 1000 directamente no trabalho da organização e de construção; recrutar até lá 500 novos militantes. Objectivos exigentes, ligados à vida e à luta da juventude e que iremos certamente atingir.

Onde há um comunista, há um agitador; onde há um amigo, há um caminho para o recrutamento; onde há um colectivo, há intervenção.

Onde há JCP, há Partido, o Partido da juventude, o Partido a que nos orgulhamos de pertencer, o nosso Partido, o Partido Comunista Português.

>
  • Intervenção
  • XX Congresso do PCP
  • Central
  • JCP
  • Juventude

Partilhar