Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a igualdade de género no setor dos meios de comunicação social na UE

O relatório omite aspectos da organização dos meios de comunicação que não estão desligados das amplas desigualdades que se perpetuam no sector e da violência sobre as mulheres que nele se verifica e que promove.
Omite que a concentração dos meios de comunicação social, a predominância do sector privado sobre o sector público, a cada vez maior mercantilização da comunicação e da informação, impacta inevitavelmente sobre os conteúdos e sobre os profissionais do sector, condicionado à matriz ideológica de quem os dirige.
Um sector que promove mediaticamente a discriminação da mulher e que promove a sua transformação num objecto, não poderia promover melhores práticas junto dos seus trabalhadores.
O combate às desigualdades entre homens e mulheres, exige contrariar práticas do sector que impõe intensas e desreguladas cargas horárias, polivalência funcional, a precariedade laboral, os baixos salários, despedimentos indiscriminados.
Esse combate, como nos demais sectores, exige a inversão das políticas de direita que se alimentam da exploração e das desigualdades para maximizarem os lucros, políticas que a UE também tem promovido.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu