Pergunta Escrita ao Conselho de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre as ameaças ao processo eleitoral e de Paz na Colômbia

A Colômbia terá dois importantes actos eleitorais, tanto mais por se realizarem após a ratificação do acordo de Paz entre as FARC-EP e o Governo Colombiano.
Lamentavelmente, apenas as FARC-EP têm sido fieis aos compromissos assumidos, tendo, nomeadamente, abandonado as armas em favor da Paz e convertendo-se em FARC, partido político, honrando as disposições acordadas.
As FARC, estão a procurar o seu espaço de intervenção política na sociedade colombiana, num período muito conturbado e violento que faz perigar o processo de paz. Um processo com reconhecidos atrasos, e que tem sido marcado pela violência promovida por grupos para-militares e outras facções políticas que têm promovido o ódio. Só o ano passado morreram 170 líderes sociais e activistas políticos, a que se somam 42 ex-guerrilheiros das FARC-EP. Daquela força política, só este ano já foram assassinados 10 militantes.
Os sucessivos actos de provocação, agressão e a ausência de condições de segurança, levou as FARC a suspender a sua campanha eleitoral.
Pergunto ao Conselho:
Que medidas promoverá junto dos Estados-Membros para que desenvolvam esforços diplomáticos concertados junto do Governo Colombiano, com vista à implementação integral do Acordo de Paz e a que sejam asseguradas garantias de segurança no país, nomeadamente para os elementos daquela força política?

• União Europeia
  • Perguntas