Declaração de voto de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Situação de insularidades

Hoje, as populações da Europa sofrem as consequências das políticas de Austeridade e de apoio ao sector financeiro e aos grandes grupos económicos. É neste quadro as regiões insulares são mais penalizadas porque são aquelas que partem em desvantagem num quadro de completa liberalização da economia.

Em Portugal, temos dois arquipélagos, os Açores e a Madeira que sofrem duplamente com a insularidade e com os efeitos da troika e do seu programa de ajustamento dos últimos anos.

Nos Açores e na Madeira, as populações tem procurado vencer as adversidades, continuando a produzir e tentando sobreviver neste mundo liberalizado. Contudo, é como tivemos oportunidade de verificar directamente através de uma visita da Comissão de Agricultura deste parlamento, não é possível continuar a fingir que vamos resolver os problemas criando um ano europeu das ilhas ou acreditar que o turismo irá resolver todos os problemas.

Em nome da coesão territorial são necessárias políticas específicas de apoio às actividades produtivas designadamente ao nível dos transportes para que as populações insulares possam ter as mesmas oportunidades relativamente aos outros povos da Europa.

• União Europeia
  • Declarações de Voto