Sitaram Yechury, Secretário-Geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), em Portugal a convite do PCP

Sitaram Yechury, Secretário-Geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), em Portugal a convite do PCP

Uma delegação do Partido Comunista da Índia (Marxista), liderada por Sitaram Yechury, Secretário-geral do PCI(M), e igualmente integrada por Harsev Bains, deslocou-se a Portugal, de 18 a 20 de Setembro, a convite do Partido Comunista Português.

Durante a sua estadia a delegação do PCI(M) encontrou-se com uma delegação do PCP, liderada por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e integrada por Pedro Guerreiro membro do Secretariado do CC e responsável pela Secção Internacional e por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP. Encontrou-se ainda com a Secção Internacional do PCP e com o «Avante!» ao qual concedeu uma entrevista.

Os encontros realizados, num ambiente fraternal, permitiram uma ampla troca de informações sobre a situação em ambos os países e regiões, assim como sobre diversos aspectos da situação internacional, tendo-se verificado uma convergência e proximidade de posições entre os dois Partidos.

O PCP teve oportunidade de reafirmar a sua solidariedade para com o PCI(M), os comunistas indianos e outros democratas, face à violência fascizante desencadeada pelas forças nacionalistas e reaccionárias.

Tendo sido valorizadas as relações bilaterais entre os dois Partidos, foi sublinhado o desejo de continuar a aprofundá-las, assim como de continuar a contribuir para o reforço do movimento comunista e revolucionário internacional e para a sua unidade em torno da acção comum ou convergente, contribuindo igualmente para o fortalecimento de um amplo movimento anti-imperialista.

>
  • Relações Bilaterais
  • Índia
  • Partido Comunista da Índia (Marxista)
  • Sitaram Yechury

Partilhar