Saudação do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português

Ao Comité Central do
Partido Comunista Sul-Africano

Queridos Camaradas,
Ao tomar conhecimento dos resultados das Eleições no vosso país transmitimos-vos as calorosas felicitações do Partido Comunista Português pela extraordinária vitória do vosso Partido e do Congresso Nacional Africano.
Os resultados alcançados, atingindo nomeadamente a maioria de dois terços dos votos, confirmam o ANC como a grande força da luta e da unidade do povo sul-africano. A vitória nestas eleições abre portas a que, como referem no vosso comunicado sobre a análise das eleições, “a segunda década da nossa democracia seja a década dos trabalhadores e dos pobres” e é indissociável da contribuição do Partido Comunista Sul Africano para o aprofundamento do carácter progressista do Congresso Nacional Africano e para as profundas raízes populares da Aliança Tripartida, bem demonstradas nestas eleições.
A vitória do vosso Partido e do ANC - que inflige uma pesada derrota a todos aqueles que através de campanhas racistas ou oportunistas visaram a unidade e coesão do ANC e consequentemente do povo sul-africano - é para os comunistas portugueses um factor de estímulo à luta que continuamos a travar pelo retomar dos ideais da revolução do 25 de Abril - que comemora amanhã 35 anos - e na construção de um Portugal verdadeiramente democrático, de justiça e progresso social.

Com as nossas Fraternais Saudações

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português