Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Requalificação da Escola Afonso Lopes Vieira (Leiria)

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV - Leiria, Portugal) acaba de ser integrada nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, um projeto-piloto em Portugal que tem como objectivo a conciliação da actividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.
Há muito que são reivindicadas obras de requalificação na ESALV, já que os telhados são ainda de amianto, chove dentro das salas de aula e, no inverno, alunos e professores procuram proteger-se do frio que se faz sentir no interior do edifício recorrendo a casacos e até mantas, gorros e luvas. Em janeiro deste ano, o Governo português afirmou que estava em análise a possibilidade de uma intervenção infraestrutural no âmbito da reprogramação de fundos referente ao programa Portugal 2020. Nove meses depois dessa afirmação, o ano lectivo começou e a ESALV ainda não foi alvo de qualquer requalificação.
Face ao exposto pergunto à Comissão Europeia se tem conhecimento da existência de um projecto de requalificação desta escola financiado com fundos da UE? E se sim qual o montante e tipo de intervenção previstos?
Caso tal não esteja ainda contemplado, que programas e medidas podem apoiar um projecto desta natureza?

• União Europeia
  • Parlamento Europeu