Intervenção de Alma Rivera na Assembleia de República

Propostas do PCP para a remoção do amianto e para a defesa e preservação do ambiente

''

Sendo a presença de amianto nos edifícios uma situação que coloca em causa a saúde humana, o PCP propõe, num Programa de Remoção do Amianto, melhor identificação dos edifícios públicos que ainda têm este material, mas sobretudo o reforço das verbas para que se avance de uma vez por todas na sua remoção. Acrescentamos um aspeto esquecido: a necessidade de identificação e resolução de passivos ambientais que são resultado da presença de amianto em estruturas abandonadas.

O PCP propõe mais medidas que podem combater os problemas ambientais e proteger a natureza:

Avançamos com a proposta de um Plano de erradicação de espécies invasoras em áreas protegidas, como os jacintos de água ou a vespa asiática.

Propomos uma Avaliação Ambiental Estratégica para a Prospeção e Exploração Minerais em todo o território para garantir que a defesa dos ecossistemas, da saúde e da qualidade de vida das populações está em primeiro lugar.

E por uma gestão racional e pela salvaguarda da nossa água, apresentamos medidas de capacitação e melhoria no Sistema de Monitorização de Recursos Hídricos.

Para o PCP são necessários passos, neste Orçamento, para retirar mais animais da situação de abandono e evitar o aumento das populações de animais errantes, por isso apresentamos a proposta- a mais ambiciosa- relativamente aos Centros de recolha oficial de animais e de apoio à esterilização, propondo também mais veterinários municipais enquanto autoridade sanitária concelhia.

Estas são algumas das propostas que o PCP avança em matéria ambiental, que não são apenas intenções ou palavras bonitas: garantem à APA, ao ICNF, ao IGAMAOT e à DGAV meios para a sua missão em múltiplas frentes.

• Orçamento do Estado 2020
  • Ambiente