Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Preparação da reunião do Conselho Europeu de 17 e 18 de Março de 2016 e resultados da Cimeira UE-Turquia

O que se passou na Cimeira com a Turquia e o que se vai passar no próximo Conselho Europeu remete-nos para algumas das páginas mais negras da história europeia.

Perante um drama humanitário que afecta milhões de seres humanos – drama no qual a União Europeia tem responsabilidade directas e indirectas –, perante milhões de seres humanos que fogem da guerra, da fome e da pobreza extrema, a União Europeia, apoiada na máquina de guerra da NATO, responde com a intimidação, a humilhação, a criminalização e a expulsão dos refugiados e migrantes.

Demonstrando uma rasteira dimensão ética e moral, a União Europeia evidencia assim o estado decrépito em que se encontra, alimentando uma agenda xenófoba, racista, intolerante, autoritária e anti-democrática. Se olharmos para a História percebemos que é grande o risco de tudo isto vos rebentar na cara um dia. Mas talvez seja nisso mesmo que alguns já estão a pensar…

Estas decisões vão empurrar centenas de milhar de pessoas para outras vias de travessia, porventura mais perigosas, fazendo antever novas tragédias no Mediterrâneo – tragédias que terão responsáveis.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu
  • migrações
  • refugiados