Posições Políticas

Ver vídeo
«Mário Sacramento foi um dos resistentes que, com mais evidência, soube aliar a militância intelectual à militância política»

Em nome do Partido Comunista Português quero saudar e agradecer a todos os que connosco estão nesta sessão evocativa do Centenário do Nascimento de Mário Sacramento, prestando a nossa homenagem, o nosso reconhecimento e gratidão ao intrépido resistente antifascista, ao incansável combatente pela liberdade e a democracia, ao médico de sólida formação científica e humana, ao intelectual, homem da cultura presente e no centro do combate das ideias e problemas do seu tempo, ao ensaísta, crítico literário, ao pensador, mas também ao homem de intensa acção na vida prática.

Ver vídeo
O verdadeiro e efectivo controlo público da TAP é uma questão incontornável

A questão central para o PCP em relação à TAP é defender a companhia aérea de bandeira e colocá-la verdadeiramente ao serviço dos interesses nacionais; colocar a TAP verdadeiramente como instrumento de desenvolvimento e de soberania. E, para isso, a questão do controlo público – do verdadeiro e efectivo controlo público – é uma questão incontornável.

PCP reafirma a necessidade de nacionalização da EFACEC e contesta intenção do Governo para a sua reprivatização

A EFACEC é uma empresa estratégica para o País, uma das mais importantes no âmbito da indústria transformadora nacional, envolvendo mais de 2000 trabalhadores e da qual dependem dezenas de micro, pequenas e médias empresas, em particular na região norte.

Com a degradação da sua situação financeira ao longo dos últimos meses, ficou claro que, sem uma intervenção pública e ficando a empresa à mercê dos interesses privados, o futuro da empresa estaria comprometido.

Apresentação da Festa do «Avante!» 2020

Estamos a apresentar o programa da 44.ª Edição da Festa do Avante!, que este ano se realiza a 4, 5 e 6 de Setembro neste magnífico espaço da Quinta da Atalaia, com mais de 30 hectares de espaço verde, de sombras, fruto das centenas de árvores que foram plantadas nos últimos anos. Trata-se de uma Festa que pensamos ser uma grande afirmação do estímulo à cultura, à arte, ao desporto, ao convívio, ao lazer, à solidariedade tão necessária à fruição da vida nos dias de hoje.

Ver vídeo
A situação na comunicação social e os problemas dos seus trabalhadores

Começo por saudar todos os que estão connosco. Esta é uma audição nas contas do PCP nas redes sociais sobre «A situação na Comunicação Social e os problemas dos seus trabalhadores».

O objectivo desta iniciativa é aprofundar o nosso conhecimento da situação, com o contributo de quem entenda dar a sua opinião e partilhar conhecimentos nesta matéria.

Estarão em discussão a análise e as propostas do Partido para estes problemas e, nesse sentido, teremos o contributo de alguns camaradas com intervenção qualificada no sector.

Comunicado do Comité Central do PCP de 27 e 28 Junho 2020

O Comité Central do PCP reuniu a 27 e 28 de Junho para avaliar a situação internacional, na União Europeia e a situação nacional, para considerar os desenvolvimentos da luta de massas e a intervenção do PCP, designadamente quanto à preparação do XXI Congresso e ao Centenário do Partido.

I - A situação internacional

1. A evolução da situação internacional confirma as análises do PCP sobre a acentuação das contradições que marcam o desenvolvimento do capitalismo no contexto do aprofundamento da sua crise estrutural.

Apresentação das principais conclusões da reunião do Comité Central do PCP

O Comité Central do PCP na reunião deste fim-de-semana apreciou a evolução da situação internacional, na União Europeia e a situação nacional, e tratou de aspectos ligados com o desenvolvimento da intervenção do PCP, designadamente quanto à preparação do XXI Congresso e ao Centenário do Partido.

Encontro com a Associação de Bombeiros Voluntários do Barreiro

Nós consideramos que por razões de futuro próximo e pela actualidade, que resulta desta situação de epidemia que vivemos, urge dar importância e valorização ao papel dos bombeiros das suas associações. A partir de duas questões centrais aqui neste exemplo em que é preciso socorrer as populações particularmente no plano das urgências que é uma das funções fundamentais aqui desta associação e simultaneamente também inserir dentro da sua acção e da sua intervenção e o seu próprio combate em relação à epidemia que aí está.

Ver vídeo
A luta pela defesa da saúde e dos direitos não está confinada

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, integrou a delegação do PCP que esteve presente na acção em Lisboa inserida na Semana Nacional de Luta da CGTP-IN que deu voz a milhares de trabalhadores de inúmeros sectores de actividade, empresas e serviços, na sua luta pela defesa da saúde e dos direitos!