Posições Políticas

Faleceu Manuel Pedro

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa com profunda mágoa e tristeza o falecimento, aos 94 anos, de Manuel Pedro, resistente antifascista e militante comunista, e transmite às suas filhas, netas e bisnetos as suas sentidas condolências.

Nascido em Lisboa a 19 de Agosto de 1931, desde criança, com 11 anos, conviveu com a exploração, primeiro num restaurante, depois numa fábrica de curtumes e num armazém. Era empregado de seguros quando foi preso pela primeira em 1958.

Sobre a situação na Guiné-Bissau

O PCP condena veementemente as acções levadas a cabo por um auto-proclamado “alto comando militar” que colocaram em causa a ordem constitucional da República da Guiné-Bissau e o funcionamento das suas instituições, impedindo o anúncio dos resultados das eleições legislativas e presidenciais previsto para dia 27 de Novembro, invadindo a sede de campanha do candidato presidencial Fernando Dias da Costa e sequestrando Domingos Simões Pereira, Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e l&ia

Sobre a operação em curso em torno do 25 de Novembro

Este ano assistimos a um novo patamar na operação em curso em torno do 25 de Novembro, com o alto patrocínio do Governo, do Presidente da Assembleia da República e do Presidente da República.

COP30 – A Conferência das Nações Unidas sobre o Clima não pode continuar a adiar soluções

Na COP30, os Estados são instados a actualizar os seus planos climáticos, dez anos após o Acordo de Paris e após o fracasso da COP29 em Baku, no ano passado. Entretanto, o último relatório da ONU sobre o clima, intitulado “No More Hot Air… Please!” (Chega de conversa fiada... Por favor!), deixa claro: a emissão global de gases de efeito estufa continua a aumentar, apesar de todos os compromissos declarados.

Prevenção e combate a todas as formas de violência sobre as mulheres está por cumprir!

Quando se assinala o Dia Internacional para a eliminação das violências sobre as mulheres são divulgados dados relativos à violência doméstica, que referem que nos primeiros nove meses deste ano a PSP e a GNR registaram mais de 25 300 ocorrências, o valor mais elevado dos últimos sete anos.   

Camões: O poeta do povo num mundo em mudança

Gostaria de agradecer a todos a  presença neste concerto, inserido no programa do PCP de comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões.

Permitam-me uma saudação particular aos artistas, aos trabalhadores da cultura, a todos os que se empenharam na concretização desta iniciativa. 

Não à agressão militar dos EUA contra a Venezuela - Pela Paz na América latina e Caraíbas

O PCP condena as graves e inaceitáveis acções belicistas e ameaças de agressão militar contra a República Bolivariana da Venezuela por parte da Administração Trump que, a coberto de falsos pretextos, visam impor o domínio e o saque dos imensos recursos deste país pelo imperialismo norte-americano.

Programa do PCP de comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões culminará com um concerto em Coimbra e um colóquio em Lisboa

O PCP tem vindo a assinalar o V Centenário do nascimento de Luís de Camões, com um programa próprio (de que oportunamente se deu nota pública), desenvolvido ao longo dos anos de 2024 e 2025, sob o lema «Camões poeta do povo num mundo em mudança», que teve início na sessão político-cultural realizada em Lisboa, a 23 de Agosto de 2024,  seguida de diversas outras iniciativas (exposições, debates, programa próprio na Festa do Avante

Nas nossas mãos o mundo novo - Organizar. Unir. Lutar

Queridos camaradas, convidados, representantes de estruturas e organizações juvenis nacionais, delegações internacionais aqui presentes vindas de vários pontos do mundo, a todos e em nome do Partido Comunista Português vos dirijo uma forte saudação.