Posições Políticas

Assumimos sem dubiedade a defesa intransigente da Paz

Caros amigos, queridos camaradas,

Permitam-me saudar os convidados internacionais, valorizando, antecipadamente, os contributos que nos trarão, e saudar todos os presentes e, através de vós, todos aqueles que aqui não estando, serão muralha de ombros até às eleições para o Parlamento Europeu.

Que grande, grande iniciativa esta!

PCP no Parlamento Europeu: uma intervenção ligada à realidade

Começo por saudar e agradecer a presença de todos: dos nossos convidados internacionais, cujos contributos irão enriquecer o nosso comício, e também de todos aqueles que quiseram vir assistir e participar nesta iniciativa nesta tarde de sábado.

No Parlamento Europeu, a intervenção dos deputados do PCP é marcada por uma profunda ligação à realidade, por um amplo contacto com as massas, com os trabalhadores e as populações, em variados contextos, sectores e áreas da vida.

Precisamos de ter no Parlamento Europeu mais deputados comprometidos com outra Europa

“Por uma Europa de Paz, Progresso e Cooperação”. É com este objectivo que juntamos as nossas vozes às vozes dos camaradas da Bélgica, de Chipre, de Espanha e de França, como a muitos outros camaradas e amigos noutros países.

Não é difícil definir, em termos gerais, alguns dos contornos dessa Europa por que lutamos.

Uma Europa dos trabalhadores e dos povos, por oposição à União Europeia do grande capital.

Comício «A Europa de Paz, Cooperação e Progresso»

Uma calorosa saudação a todos os presentes nesta combativa iniciativa, promovida no âmbito do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) – A Esquerda no Parlamento Europeu, que os deputados do PCP integram.

Gostaria de saudar de forma particular, a presença dos camaradas Bert de Belder, do Partido do Trabalho da Bélgica, da Vera Polycarpou, do AKEL, do Eduard Navarro, do Partido Comunista de Espanha e de Cyril Benoit, do Partido Comunista Francês.

Em nome da redução do défice e da dívida, sacrificam-se serviços públicos, entre os quais o SNS

No momento em que vivemos no nosso País, e em particular em relação ao direito à saúde, é preciso responder a duas perguntas fundamentais. 

A primeira é a de saber se o Serviço Nacional de Saúde é fundamental para garantir este direito a toda a população.

A resposta é indiscutivelmente, sim! 

A pedido de vários Órgãos de Comunicação Social, sobre as últimas decisões judiciais no âmbito da «Operação Influencer»

O Ministério Público decidiu no âmbito das suas competências. O Tribunal da Relação, também no quadro das suas competências, discordou dos fundamentos dessa decisão. 

É uma questão sensível, que teve fortes consequências e exige clarificação. Exige-se que este processo se conclua com celeridade para salvaguarda dos direitos e dos princípios que a Constituição consagra. 

O compromisso político que assume e a lista de candidatos mostram que há razões fortes para o voto na CDU

As eleições e os critérios da escolha

No dia 9 de Junho serão eleitos os deputados ao Parlamento Europeu. Portugal elege apenas 21 dos 720 deputados que compõem o Parlamento Europeu, o que torna ainda mais importante a eleição criteriosa de quem sirva os interesses do povo e do País.

O compromisso político que a CDU assume e a lista de candidatos que hoje apresentamos mostram que há razões fortes para o voto na CDU.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 15 de Abril de 2024

A formação do Governo e o seu Programa, seja pelo que afirma, seja pelo que omite, confirma a opção já denunciada pelo PCP, de aprofundamento da política de direita.

Um Programa ao serviço do grande capital e em prejuízo dos trabalhadores, do povo, da juventude e do País.

Comunicado do Comité Central do PCP de 15 de Abril de 2024

O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido no dia 15 de Abril de 2024, analisou a situação política decorrente das recentes eleições legislativas, abordou a preparação das eleições para o Parlamento Europeu e para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e aprofundou a análise sobre a situação do País e as respostas que se impõem.