Posições Políticas

A urgência está na construção do novo Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e não na ampliação do aeroporto dentro de Lisboa

1. Há muito que o PCP se tem vindo a bater pela construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), articulado com a construção da Terceira Travessia sobre o Tejo em modo rodo-ferroviário e com a ligação à Alta Velocidade Ferroviária, assegurando a ligação entre Lisboa e Madrid.

Sempre Contigo – Salários, Reformas, Saúde, Habitação

Salários, reformas, saúde, habitação é isto que nos trás aqui hoje. 

Direitos de todos e de cada um, direitos básicos que Abril consagrou e dos quais não vamos abdicar. 

Direitos incompatíveis com a política de direita, a política das injustiças e das desigualdades.

Lá, como cá, estivemos e estamos sempre contigo, para o que der e vier

Falta um mês para as eleições para o Parlamento Europeu. E aqui estamos como sempre, com os pés assentes na terra mas com determinação, com alegria, com a certeza de que no mandato que acaba não traímos o voto e a confiança de quem vê na CDU uma força de palavra, de trabalho e de coerência.

Olhamos para o aumento da esperança média de vida, não como um problema ou uma despesa, mas uma justa e necessária evolução

Intervenção de Paulo Raimundo
Secretário-Geral do PCP
Sessão Pública
Alcochete, 10 de Maio de 2024

Camaradas e amigos, uma grande saudação a todos os presentes nesta sessão dedicada a todos os que trabalharam uma vida inteira, aqueles que trabalhando 40 anos, com 40 anos de descontos, 40 anos a contribuir têm mais que direito à reforma sem cortes e sem penalizações.

9 de Maio: Dia da Vitória sobre o nazi-fascismo - Pela Paz! Não ao fascismo e à guerra!

Quando se comemoram os 79 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, é imprescindível recordar que o nazi-fascismo foi a mais violenta e criminosa forma de exploração e opressão gerada pelo capitalismo, com o seu anti-comunismo, o seu racismo e xenofobia, o seu ataque às liberdades e aos direitos democráticos, a sua apologia do militarismo e da guerra.

Visita ao Museu do Aljube

"Nós não vivíamos num Estado musculado. Vivíamos num Estado fascista. Foi isto que derrubámos no 25 de Abril. Com o esforço destes homens e mulheres, muitos deles passaram por esta prisão. Temos que valorizar e não esquecer. Para garantir o futuro não se pode perder a memória" foi esta a ideia central de Paulo Raimundo, hoje no final da visita ao Museu do Aljube – Resistência e Liberdade.

É insubstituível a voz da CDU na defesa de Portugal na UE

A realidade é como a verdade, pode tardar mas impõe-se sempre e aí está ela a revelar aquilo que sempre dissemos.

É preciso, é necessário e é urgente uma outra política.

Uma outra política que rompa com a injustiça e a desigualdade, que ponha fim ao escândalo dos chorudos lucros que não param de crescer ao mesmo tempo que crescem as dificuldades da maioria dos trabalhadores e do povo.

Cada vez que avança o negócio da doença, recua o acesso à saúde para todos

Aqui estamos nesta tribuna pública em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Desse SNS, conquista e criação de Abril e que levou o País a ser uma referência em todo o mundo e à melhoria extraordinária dos indicadores de saúde no nosso País. 

Foi assim na mortalidade infantil e materna, no aumento da esperança de vida, na prevenção de doenças evitáveis. 

No Dia da Segurança Social — Defender o seu carácter Público, Universal e Solidário!

1. O direito à Segurança Social é uma das principais conquistas da Revolução de Abril, pelo que significou para milhões de portugueses, enquanto direito social fundamental, público, universal e solidário. Uma conquista que  garantiu a todos protecção na doença, maternidade, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e na velhice, e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.

Sobre os debates televisivos para as eleições para o Parlamento Europeu

A disponibilidade do primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu para participar nos debates conjuntos propostos já foi manifestada, como aliás tinha sido relativamente ao modelo inicialmente proposto. Disponibilidade que não ilude o facto de a proposta insistir em elementos discriminatórios e de favorecimento de umas candidaturas face a outras, com o debate entre PS e AD a ser o único com transmissão conjunta e simultânea.