Posições Políticas

É insubstituível a voz da CDU na defesa de Portugal na UE

A realidade é como a verdade, pode tardar mas impõe-se sempre e aí está ela a revelar aquilo que sempre dissemos.

É preciso, é necessário e é urgente uma outra política.

Uma outra política que rompa com a injustiça e a desigualdade, que ponha fim ao escândalo dos chorudos lucros que não param de crescer ao mesmo tempo que crescem as dificuldades da maioria dos trabalhadores e do povo.

Cada vez que avança o negócio da doença, recua o acesso à saúde para todos

Aqui estamos nesta tribuna pública em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Desse SNS, conquista e criação de Abril e que levou o País a ser uma referência em todo o mundo e à melhoria extraordinária dos indicadores de saúde no nosso País. 

Foi assim na mortalidade infantil e materna, no aumento da esperança de vida, na prevenção de doenças evitáveis. 

No Dia da Segurança Social — Defender o seu carácter Público, Universal e Solidário!

1. O direito à Segurança Social é uma das principais conquistas da Revolução de Abril, pelo que significou para milhões de portugueses, enquanto direito social fundamental, público, universal e solidário. Uma conquista que  garantiu a todos protecção na doença, maternidade, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e na velhice, e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.

Sobre os debates televisivos para as eleições para o Parlamento Europeu

A disponibilidade do primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu para participar nos debates conjuntos propostos já foi manifestada, como aliás tinha sido relativamente ao modelo inicialmente proposto. Disponibilidade que não ilude o facto de a proposta insistir em elementos discriminatórios e de favorecimento de umas candidaturas face a outras, com o debate entre PS e AD a ser o único com transmissão conjunta e simultânea.

Encontro com a Liga dos Bombeiros Portugueses

Recebemos a Liga dos Bombeiros, dando seguimento ao contacto permanente com a Liga, com os problemas dos bombeiros, no compromisso do PCP de levar os bombeiros a sério. Levar os bombeiro a sério é uma palavra de ordem com grande significado, numa intervenção permanente e constante. Compartilhamos o conjunto das preocupações que foram aqui trazidas. Aliás, não são novas.

Na CDU, os compromissos que assumimos – com o país, com o povo, com os trabalhadores – são mesmo para valer

Caros camaradas, estimados amigos,

Apresentamos hoje o Compromisso do PCP para as Eleições ao Parlamento Europeu.

Fazemo-lo três dias depois de termos publicamente prestado contas sobre o trabalho feito no mandato que agora termina.

Na CDU é assim. Há cinco anos assumimos um compromisso com o povo e com o país. Durante estes cinco anos, honrámos esse compromisso. Ora, isto dá um valor reforçado ao Compromisso renovado que hoje aqui apresentamos.

Compromisso do PCP para as Eleições ao Parlamento Europeu 2024

I. 50 anos do 25 de Abril, 38 anos da adesão de Portugal à CEE/UE

A Revolução de Abril, de que este ano comemoramos o 50º aniversário, empreendeu profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais. Constituiu uma vigorosa afirmação de independência e de soberania nacionais. Rompeu o isolamento imposto pelo fascismo e abriu Portugal à Europa e ao mundo.

É indispensável proteger a produção nacional para garantir a soberania alimentar

O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, acompanhado por João Oliveira, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, encabeçou a delegação do PCP que visitou, hoje, a 40.ª edição da Ovibeja. Uma visita que permitiu observar e reflectir sobre o estado actual da agricultura em Portugal e as políticas necessárias para promover a soberania alimentar.