Intervenção de Paula Santos na Assembleia de República, Debate com o Primeiro-Ministro sobre política geral

Pela integração urgente dos trabalhadores dos bares da CP nos quadros do CP

''

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,
Sr. Primeiro-Ministro,

Os trabalhadores dos bares dos comboios da CP lutam pelo pagamento dos salários em atraso e pela salvaguarda dos seus postos de trabalho.

Esta situação é inadmissível, penaliza os trabalhadores, sujeitando-os a uma inaceitável instabilidade e incerteza para fazer face aos custos de vida, sobretudo num contexto de agravamento das condições de vida.

Este é o resultado da entrega a privados de serviços que deviam ser públicos.

Caiu por terra o argumento de que há serviços, como os bares ou a limpeza, que não se justificam que sejam assegurados pela CP, entregando aos privados. A vida demonstra que estes serviços são fundamentais para assegurar a qualidade do serviço público de transporte ferroviário.

O Governo não se pode demitir das suas responsabilidades. Vai proceder à integração destes trabalhadores nos quadros da CP? O PS obstaculizou os esclarecimentos pelo Ministro das Infraestruturas na respetiva Comissão, não se compreende o que receia. O Governo não pode ficar no silêncio, os trabalhadores aguardam respostas.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo