de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 dos veículos pesados novos

A promoção de uma mobilidade mais sustentável e menos poluente, com menor volume de emissões de gases e partículas para atmosfera, é da maior importância. Temos apontado as fragilidades das estratégias delineadas ao nível da UE para alcançar este desiderato. A crença nas abordagens de mercado como via para alcançar a sustentabilidade é posta em causa pela realidade. Em 2015, as emissões de CO2 dos veículos pesados representaram cerca de 6% das emissões totais de gases com efeito de estufa da UE. Estima-se que, sem uma acção ao nível da UE, esta percentagem aumente mais 6% entre 2015 e 2030. Estudos disponíveis apontam que um objetivo de redução de 20% para 2025 (relativamente ao nível de base de 2019) não só é tecnologicamente exequível como permite obter as maiores vantagens económicas e sociais líquidas. A proposta do parlamento está em conformidade com esses objetivos, aumentando para 20% a proposta inicial (15%, até 2025). É, ainda, dissuasora da utilização dos super créditos de emissão (que permite compensações pelo não cumprimento das metas) e, por outro lado, promove o combate à fraude, através da utilização de instrumentos de avaliação das emissões in situ, garantindo maior fiabilidade à introdução de inovação mecânica e à realidade das emissões nos veículos pesados novos. Aspectos que valorizamos.

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