Intervenção de Francisco Franco, XXI Congresso do PCP

A Célula do Partido na Somincor

''

Em nome da célula dos trabalhadores das minas da Somincor, saúdo o XXI Congresso do Partido Comunista Português

A Somincor é uma empresa que tem mantido uma forte geração de fluxos devido às suas operações mineiras, assim mantendo simultaneamente uma estrutura financeira robusta, apesar da instabilidade do mercado de metais.

No final do ano de 2019, contabilizavam-se cerca de 2500 trabalhadores a trabalhar na mina: 1200 trabalhadores da Somincor e 1300 trabalhadores subcontratados, num universo de mais de uma dezena de empresas.

O exemplo da Somincor reflecte a dura realidade de tantos outros locais de trabalho onde os problemas que os trabalhadores tinham: desvalorização dos salários, a desregulação dos horários, a falta de complemento de insalubridade e risco e a cada vez mais maior generalização de vínculos de trabalho precários, como é exemplo o recurso a empresas de subcontratação, aproveitado assim o patronato para aumentar a exploração dos trabalhadores.
A pretexto da pandemia da Covi-19, o projecto de expansão do zinco, uma peça fundamental para futuro das minas, foi suspenso em Março, com receio contágio entre os trabalhadores, um investimento superior 260 milhões de euros, e que levou, dezenas de trabalhadores subcontratados ao desemprego, alguns desses casos são empresas multinacionais, com exemplo da Teixeira Duarte, que despediu operários da mina ou da Eurest que despediu 20 trabalhadoras do refeitório das minas, muitas dessas trabalhadoras tinham mais de 30 anos de casa, para não falar das pequenas e médias empresas que prestam serviço a Lunding Mning, empresa mãe da Somincor.

A nossa célula tem 35 militantes, sendo que fora recrutado durante a campanha dos 5000 contactos 13 novos militantes desde o último congresso. A luta pelo direito ao trabalho e ao trabalho com direitos, constituí a questão central na acção e intervenção da célula junto dos trabalhadores do couto mineiro, realçar aqui, que em Outubro passado, entregamos pela primeira vez um boletim da célula, “O Mineiro” a valorizar vitória alcançada pelos trabalhadores, na antecipação da reforma dos trabalhadores das lavarias e a denúncia da falta de condições e segurança neste local de trabalho, relembrar que este ano já houve um acidente mortal no interior da mina. Podemos dizer, assim que o Partido tem estado de forma regular à porta do local de trabalho, intervindo sobre os problemas dos trabalhadores, apelando à unidade e à luta que os trabalhadores mineiros.

Perante a ofensiva em curso os trabalhadores da Somincor precisam do PCP. É por isso que temos como trabalho prioritário reorganizar a célula, aumentar a distribuição e venda do Avante!, e com a criação de um secretariado de célula, que possa reunir de forma quinzenal, para acompanhar, de uma forma mais regular e aumentar a sua influência nos trabalhadores.

Os trabalhadores da Somincor sabem que podem continuar a contar com o PCP, porque também sabem que nos momentos mais exigentes da luta foi com o PCP que puderam contar!

Com a luta conquistamos o direito à reforma antecipada para os trabalhadores das lavarias, com a organização e a luta dos trabalhadores que resolveremos os problemas dos trabalhadores!

Viva a luta dos trabalhadores,
Viva o PCP!

• Intervenções