Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Multas Bancos Lavagem de dinheiro

O Ministério da Justiça dos EUA aplicou multas recorde a dois colossos bancários, o inglês HSBC e o suíço UBS. No primeiro caso, a acusação prende-se com lavagem de dinheiro e transacções ilegais. No segundo, com manipulação dos índices Libor e Euribor, para proveito próprio.
As acusações contra o HSBC incluem a lavagem de milhares de milhões de dólares dos cartéis de droga colombianos e mexicanos (entre outros) e a violação de inúmeras leis bancárias importantes.
A multa ao HSBC faz parte dum acordo ao abrigo do qual o banco não será levado a tribunal, aparentemente porque as autoridades estaduais e federais decidiram não formalizar acusações contra o HSBC com receio de que tal pudesse pôr em perigo um dos maiores bancos mundiais e em última análise desestabilizar o sistema financeiro global. A chantagem que «justificou» a injecção de biliões de dinheiros públicos para salvar bancos falidos é agora invocada para não proceder judicialmente contra a lavagem do dinheiro da droga.
Igual pretexto foi invocado para não levar ninguém do UBS a tribunal: Funcionários do Departamento de Justiça dos EUA decidiram não formalizar a acusação contra a empresa sedeada em Zurique, por receio de que tal poderia pôr em perigo a sua estabilidade. A Banca não vai à barra. A Justiça não é igual para todos.

1. Tem informações sobre estes casos? Como os avalia?

2. Tem conhecimento de que as operações que levaram as autoridades americanas a aplicar multas a estes bancos estejam relacionadas ou envolvam operações dos mesmos em países da UE? Se sim, que operações?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu