Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização

Estamos a examinar a décima terceira candidatura no âmbito do orçamento de 2012, que se refere à mobilização de um montante total de 7 488 000 euros do FEG a favor da Dinamarca. A candidatura diz respeito a 720 despedimentos no Grupo Vestas, fabricante de turbinas eólicas.
Estamos perante mais um caso de despedimento colectivo em que, apesar da produção de turbinas eólicas na Europa ter aumentado nos últimos anos e do aumento previsível das necessidades nos mercados da Ásia, da América do Norte e da América do Sul, a solução encontrada foi a de despedir trabalhadores altamente qualificados e deslocalizar a produção e a prestação de serviços para fora da Europa. Para trás, ficou mais um rasto de pobreza nos municípios de Midtjylland e Syddanmark onde, em Fevereiro deste ano, o desemprego já atingia 76 430 pessoas.
Despedimentos baseados nas famosas nas políticas de deslocalização, agravadas pela crise económica e financeira.
Mas sejamos francos: tudo isto em nome do lucro mais rápido e mais fácil. Sendo os de sempre, os trabalhadores, a pagar as crises que o capitalismo gera e que nunca será capaz de resolver.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu