Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mercado interno dos serviços:situação actual e próximas etapas

Este é mais um relatório que pretende dar vivas ao mercado interno como "pedra angular da construção europeia", desta feita relativamente no sector dos serviços.
O que realmente pretendem é a liberalização dos serviços, incluindo na área dos serviços públicos, cedendo à pressão dos grandes grupos económicos e financeiros que vêem neste «passo» novas oportunidades de exploração dos trabalhadores e de domínio económico. Ao mesmo tempo que procura subverter a soberania dos Estados quanto à definição, protecção e financiamento dos serviços públicos, retira a possibilidade de definirem normas de financiamento e defesa dos serviços em geral, reforçando o poder de entidades supranacionais sobre os Estados-membros, como a Comissão Europeia, impondo o primado da concorrência, com gravíssimas consequências para os direitos dos trabalhadores e dos serviços prestados às populações. Votámos contra, evidentemente.

• União Europeia
  • Declarações de Voto