Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

João Ferreira contacta com comunidade portuguesa no Reino Unido

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, deslocar-se-á a Londres no próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Dezembro, onde se encontrará com a comunidade portuguesa no Reino Unido.

Um dos temas a abordar, durante a sua deslocação, será a salvaguarda dos direitos e interesses dos emigrantes portugueses no Reino Unido, no quadro da saída deste país da União Europeia.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu têm vindo a intervir no sentido da necessidade de Portugal assegurar e garantir os direitos da comunidade portuguesa no Reino Unido e, simultaneamente, acautelar os interesses do País no quadro do processo negocial em curso, nomeadamente a nível bilateral, junto das autoridades do Reino Unido, e a nível multilateral, junto da União Europeia.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu consideram que a saída do Reino Unido da União Europeia não deve ser utilizada para colocar em causa direitos laborais e sociais, no Reino Unido ou em outros Estados da União Europeia, e que – independentemente do desfecho deste processo – os direitos dos cidadãos portugueses que trabalham e vivem no Reino Unido devem ser assegurados.

O Governo português deve tomar todas as medidas para garantir, em qualquer cenário, os interesses nacionais, bem como desenvolver um quadro de relações bilaterais com o Reino Unido mutuamente vantajosas, respeitadoras da soberania de cada um dos países e dos direitos, interesses e aspirações de ambos os povos.

>
  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu

Partilhar