Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Jerónimo de Sousa em visita à China, ao Laos e ao Vietname

Uma delegação do PCP, dirigida por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e integrada por Pedro Guerreiro, responsável da Secção Internacional, e José Capucho, membros do Secretariado do Comité Central, iniciou uma visita à China, no passado dia 19 de Fevereiro.

A delegação do PCP foi recebida por Liu Qibao, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista da China, e realizou encontros de trabalho com responsáveis do Departamento Internacional do PCC e do Instituto de Estudos Marxistas da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Nas trocas de opiniões realizadas, onde foram assinalados pontos de vista comuns e diferenças entre os dois partidos, a delegação do PCP teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as importantes decisões do XVIII Congresso do PCC e a complexa e exigente tarefa que se coloca para as levar à prática, tendo sido reafirmada a determinação do PCC em persistir com firmeza no caminho da construção do socialismo com características chinesas.

Durante a visita, que decorre num ambiente acolhedor e amistoso, a delegação do PCP deslocar-se-á às províncias de Shandong e Yunnan, onde terá oportunidade de tomar contacto com a realidade económica e social da China - caracterizada por um impressionante desenvolvimento e profundas mudanças -, assim como com a actividade das organizações do PCC.

Após terminar a sua visita à China, no próximo dia 25 de Fevereiro, a delegação do PCP visitará o Laos e, posteriormente, o Vietname.

Esta visita tem como objectivo aprofundar o conhecimento sobre as diferentes experiências, as tarefas e as perspectivas que se colocam nestes três diferentes países, que, partindo das suas realidades, afirmam como orientação e objectivo a construção de uma sociedade socialista.

Durante a visita, a delegação do PCP terá igualmente a oportunidade de realizar uma troca de opiniões sobre questões da situação internacional e do movimento comunista e revolucionário internacional e de aprofundar as suas relações bilaterais com o Partido Comunista da China, o Partido Popular Revolucionário do Laos e o Partido Comunista do Vietname, contribuindo para o reforço das relações de amizade entre o povo português e os povos destes países.

>
  • Central
  • Relações Bilaterais
  • Vietname

Partilhar