Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral, Encontro com o Bastonário da Ordem dos Médicos

É imprescindível o reforço do Serviço Nacional de Saúde e dos seus profissionais

''

Nós tivemos a oportunidade de receber, com muito gosto, a Ordem dos Médicos, na pessoa do seu Bastonário e da restante delegação. Foi um encontro muito importante para nós, que serviu para aprofundar o nosso conhecimento.

Um encontro onde se sublinharam aspectos de grande convergência na análise da situação. Da necessidade do reforço do Serviço Nacional de Saúde, na necessidade do reforço dos seus profissionais, de todos os seus profissionais, naturalmente com destaque para o papel dos médicos, tendo em conta o âmbito da nossa abordagem, da necessidade da valorização das suas carreiras, das condições de trabalho e numa questão que muitas vezes passa em segundo plano, mas que é de grande importância para os profissionais, em particular para os médicos, que é o respeito pelo trabalho que fazem e as condições de trabalho para desenvolver.

Duas ideias que nos acompanharam nesta nossa reflexão, que é a necessidade do reforço do Serviço Nacional de Saúde e de interromper um caminho que é contrário a este reforço do Serviço Nacional de Saúde, com consequências, naturalmente, para os utentes, para o país, mas também com consequências para os profissionais, e neste caso, para os médicos.

Foi um encontro muito útil. Tivemos oportunidade de afirmar as nossas posições, as nossas propostas e ouvir atentamente a radiografia que é feita pelo senhor Bastonário e pela Ordem dos Médicos.

Um encontro muito útil e certamente encontros que teremos muito gosto em continuar, porque isso permite um conhecimento mais aprofundado da realidade, por um lado, mas também por outro, dar resposta aos problemas que aí estão e que é necessário responder agora e não daqui seis, sete ou oito anos.

• Saúde
  • Central