Intervenção de José Soeiro na Assembleia de República

"Há soluções democráticas, desde que se ponham os olhos no povo"

Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Macedo,

Gostava que ouvisse aquilo que lhe vou suscitar e que reflectisse.

Disse: este Governo é arrogante, está esgotado, é insensível, está em decomposição acelerada, arrasta-se penosamente nas cadeiras do poder, deixou de ser um factor de solução para ser o problema e é o culpado da situação que vivemos. Acrescentaria ainda: é um Governo sem norte, como disse o Sr. Deputado Luís Montenegro, ou, pior ainda, um Governo que impõe o terror aos portugueses, no que tem toda a razão. É que, na verdade, temos 700 000 desempregados, 200 000 dos quais sem direito a subsídio de desemprego, 2 milhões de pobres, 100 000 emigrantes por ano, e todos os outros aspectos, desde as dívidas das famílias, às dívidas das empresas, à dívida do País. Tudo certo!

Não lhe parece, Sr. Deputado, que, na verdade, a atitude do PSD, ao deixar arrastar esta situação por mais um ano, porque, ao fim e ao cabo, o PSD tem os olhos nas eleições que quer provocar depois das eleições presidenciais — a isto chama-se calculismo político! —,vai encaminhar o País para uma situação que diz condenar?!

Na verdade, está a jogar de forma calculista, pensando apenas nos interesses do PSD, não hesitando em manter um Governo que se arrasta e que está a provocar tanta malfeitoria aos portugueses e ao País.

E não venha com o «papão» das eleições, porque as eleições não são nada de antidemocrático e nem seriam necessárias. O que o PCP sempre defendeu foi uma mudança de política que o PS, mais uma vez, aqui rejeita com a sua atitude arrogante, procurando fazer crer à opinião pública que não há outro caminho, que não há outras soluções e que «depois deles, seria o dilúvio».

Há soluções democráticas, é possível arranjar soluções democráticas, desde que se ponham os olhos no povo, desde que se tenham os olhos no País. E é isso que nem o PS nem o PSD estão a fazer!

>
  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Assembleia da República
  • Intervenções